A ex-presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Lajeado, Mara Goergen, participou do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quinta-feira, 1º de abril, para destacar sobre dívida de R$ 417 mil da entidade com a Unimed. Na quarta-feira, 31, a atual presidente Rita de Cássia Quadros da Rosa participou para falar sobre a situação.
Mara conta que quando iniciou a gestão, em 2013, o objetivo era fazer um trabalho diferente, com a valorização do professor, acompanhar de mais perto as escolas, o que elas tinham de dificuldade e demandas. “Eu mergulhei no pedagógico e nas escolas, deixei fluir o lado financeiro com a secretaria que estava lá.”
Em 2014 foi feita uma troca de secretária. “E com o passar dos dias fomos descobrindo problemas financeiros sérios, não relacionados apenas ao plano de saúde, mas de telefonia”, diz. Ela explica que, na época, havia planos de telefone da Claro e Vivo para os professores, fato que também originou muitas dívidas para a associação. “Não fomos atrás disso para cobrar porque eles diziam que iam vir pagar e fomos levando, mas eles não vieram. Em 2014 eram quase R$ 100 mil de guias em abertos”, pontua.
Em 2017, Mara relembra que parou de ser repassado o dinheiro do imposto sindical, o que também dificultou as questões financeiras da entidade. “Nunca pensei em mover processo contra o professor, sempre tentei conversar.”
Nos últimos três anos a frente da associação, destaca que foi feita uma relação daqueles que deviam Unimed. “Além disso, quando assumi, não eram feitas prestações de contas desde 2010”, diz. No entanto, lamenta que muitas dívidas tenham se perdido no tempo.
Ouça a entrevista na íntegra