O pequeno João Emanuel, de 1 ano e 7 meses, arrecadou R$ 10,9 milhões, quantia que permitirá a aplicação do medicamento Zolgensma, o mais caro do mundo para tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1.
Ainda na última semana, a família usou as redes sociais para informar que havia conseguido a quantia para a compra do medicamento. Uma das voluntárias do projeto na região, Jaqueline Weiss, explica que a compra foi negociada com a farmacêutica.
A aplicação será feita no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A aplicação ocorre em território brasileiro porque o medicamento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em agosto do ano passado e desde lá as crianças recebem a dose no país. Agora, o menino fará alguns exames para depois tomar a medicação.
Todas as contas e ações entre amigos foram encerradas ainda no início da semana. Jaqueline ressalta que valores que serão arrecadados após o encerramento da campanha, devido à venda de produtos por voluntários, serão destinados a outras crianças portadoras de AME.