Profissionais da Segurança Pública terão vacinação antecipada
Horário SEM cache 18:22:02
Horário COM cache 18:22:02

Pedido atendido

Profissionais da Segurança Pública terão vacinação antecipada

Ministério da Saúde emitiu nota técnica informando que irá enviar lote de doses exclusivamente para esse público

Profissionais da Segurança Pública terão vacinação antecipada
Ministério da Saúde emitiu nota técnica com aval priorização da vacinação dos operadores de Segurança Pública (Foto: Divulgação/Rodrigo Ziebell/GVG)
Estado

A mobilização do governo do Rio Grande do Sul e iniciativas de outros Estados e entidades obteve resultado para a priorização das forças de Segurança Pública no cronograma de Imunização contra o coronavírus. O Ministério da Saúde emitiu nota técnica Nº 297/2021 nesta quarta-feira, 31, com alterações no Plano Nacional de Imunizações (PNI) autorizando a antecipação da vacinação dos profissionais de segurança.

Para isso, o Ministério da Saúde irá antecipar o envio de um quantitativo de doses direcionado exclusivamente para esse público. Ainda não foi informado pela União a quantidade de doses e a data de remessa, mas o governo gaúcho manterá o contato constante com a equipe técnica do PNI para efetivar a medida tão logo essas definições sejam conhecidas.

A preocupação em antecipar a vacinação dos agentes de segurança era manifestada pelo governo gaúcho desde o ano passado, ainda antes do início da vacinação. O vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, enviou no dia 8 de dezembro de 2020 ofício para o Ministro da Justiça e Segurança Pública externando preocupação com o plano divulgado e solicitando que os profissionais da segurança, que durante a pandemia atuam na linha de frente, fossem priorizados.

“É uma notícia extremamente positiva. Reflete o empenho que tivemos desde dezembro do ano passado, antes ainda da vacinação começar, em assegurar a imunização para os homens e mulheres da Segurança. Durante toda a pandemia eles mantiveram o trabalho na linha de frente de forma ininterrupta. É uma medida essencial, portanto, em primeiro lugar para proteger a vida desses profissionais, e também para assegurar a continuidade do trabalho de manutenção da ordem e combate à criminalidade”, afirmou Ranolfo.

O apelo foi renovado em novo ofício enviado em 5/3/2021 ao MJSP e ao Ministério da Saúde, assinado por todos os membros do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp).

No último dia 24, durante a assembleia virtual do Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Saúde (Conass), os gestores estaduais, inclusive a secretária da Saúde, Arita Bergmann, também se posicionaram pela avaliação da antecipação da vacinação de profissionais das forças de segurança. Nessa reunião, ficou acertado que o assunto seria pautado na reunião da ultima segunda-feira, 29, da Câmara Técnica do Ministério da Saúde. Nesta quarta-feira, a nota técnica foi publicada.

A partir da medida, a equipe técnica da Secretaria da Segurança Pública (SSP) irá aguardar as novas informações do governo federal para planejar a operacionalização da imunização dos profissionais das forças policiais.

Acompanhe
nossas
redes sociais