Após quatro anos, o Teatro do Sesc volta a receber artistas locais dentro do projeto Pratas da Casa. Nesta quarta-feira, a partir das 19h, o músico lajeadense Walter Silva dará o pontapé inicial para a edição de 2021, numa parceria entre o Sesc e o Grupo A Hora. A apresentação será transmitida ao vivo pela Rádio A Hora 102,9 e live no Facebook do Grupo A Hora. Em virtude dos protocolos de restrição decorrentes da pandemia, não haverá presença de público.
Silva será o primeiro de dez artistas que se apresentarão no palco ao longo do ano, sempre na terceira quarta-feira do mês – exceção a apresentação de hoje -. Cada artista, além de mostrar o seu talento, receberá um cachê de R$ 1 mil e poderá ser premiado em três categorias: melhor musica autoral, maior público virtual e melhor arranjo e composição autoral.
Durante as lives, haverá arrecadação de alimentos que serão destinados ao Mesa Brasil, do Sesc, por meio de QR Code e Pix. “É um projeto muito conhecido, que une música, cultura, arte e solidariedade, já que temos a doação de alimentos”, destaca o diretor de Marketing e Inovação do Grupo A Hora, Sandro Lucas, que comanda o programa Pratas da Casa na Rádio A Hora.
Já o gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski lembra que esta será a primeira apresentação após a reforma do teatro, ocorrida durante a pandemia. “Foi um investimento na parte de iluminação, sonorização e foi feita também a troca do palco”, ressalta.
Mais de 50 shows
Criado em 2009, o Pratas da Casa surgiu com o interesse do Sesc em abrir o teatro para talentos locais. O nome foi inspirado no programa da Light FM, rádio parceira do projeto até 2017. Em oito anos, foram realizados mais de 50 shows, com arrecadação de 10 toneladas de alimentos.
O Projeto Pratas da Casa 2021 tem patrocínio da Clínica Dr. Wilson Dewes, Wizard Idiomas, Kikão Lanches, Salva Kraft Beer, Escola de Música Josélia Jantsch Ferla, Alexandre Lucas Imóveis, Injeto Garage e Transportadora Nimec.
São apoiadores o Rock Center Instrumentos Musicais, Peixe Gás Service, Loja Andrezinho, Laboratório Lajeado/Irion, Claudir Degasperi Compositor, Santa Cor Tintas, OZ Beer House e Xerife Corretor de Imóveis. Parceria de Matheus Hinterholz Produções, Na Baia Studio e Musicness e apoio cultural de Arruda Advogados.
Histórico do artista
Nascido em Lajeado, Walter Silva tocou em várias bandas da região e em estados como Santa Catarina, Paraná e Bahia. Hoje, atua na área da educação e saúde mental, como a Apae, Saidan, Caps e Cras. Formado em composição e arranjo, também foi maestro na Orquestra Jovem. Se dedica à carreira autoral e, hoje, apresentará a canção “O Tempo”.