A Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) sugeriu ao governador Eduardo Leite que fosse permitida a abertura do comércio no sábado, 3, véspera da Páscoa, e fechamento na segunda-feira, 5.
Em entrevista na manhã desta quarta-feira, 31, o presidente Sérgio Galbinski, explicou que como as ações judiciais não estão funcionando para abrir o comércio, mas o sábado é dia importante para as vendas, principalmente, antes de datas comemorativas. “Pensamos então que sugerir uma troca poderia funcionar. O governador disse que levaria ao gabinete de crise a sugestão”, pontua.
A expectativa da AGV é que a resposta retorne com aval positivo. “Se ele considerou e vai levar adiante, considerou uma sugestão útil”, comenta. Em contato com redes de varejos do Rio Grande do Sul, obteve um aval positivo para a iniciativa. “É melhor ter um horário amplo no sábado do que na segunda-feira quando já passou a Páscoa.”
Galbinski complementa que se o Estado quer os estabelecimentos fechados duas vezes na semana, já estariam fechados na sexta-feira, 2, feriado Santo, e no domingo, 4. “Reiteramos que as lojas não são vetores de transmissão do vírus. É claro que lojas fechadas diminuem o fluxo de pessoas nas ruas, mas essa penalização de abre e fecha deteriorou o comércio”, lamenta.
Ouça a entrevista na íntegra