Transformar a cidade em polo de inovação e empreendedorismo nas próximos duas décadas. Esse é o objetivo central do movimento Pro_Move Lajeado, que articula diversos atores sociais em torno de um mesmo propósito. A iniciativa completou dois anos nesse domingo e analisa os próximos passos em meio à nova conjuntura.
Inspirado em experiências nacionais e internacionais, o projeto ousa em planejar o desenvolvimento local de forma harmônica e sustentável, com vistas às transformações tecnológicas que marcam esta nova era. Com o empenho conjunto dos mais variados setores, é possível criar uma “cidade inteligente”, uma espécie de ecossistema capaz de fazer dos desafios novas oportunidades.
Esse conceito prescinde o envolvimento e a sinergia permanentes da chamada “quádrupla hélice”: poder público, sociedade civil, universidade e iniciativa privada. Por meio de uma aliança estratégica entre esses quatro entes, o Pro_Move Lajeado busca avançar na instauração de um ciclo virtuoso, que gere oportunidades, renda e qualidade de vida.
A partir do potencial tecnológico da cidade polo do Vale do Taquari, as articulações iniciaram de forma muito promissora em 2019. Desde 2020, porém, a pandemia se estabeleceu e impactou, como nos demais setores, sobre os planos do Pro_Move.
Mesmo assim, os integrantes que compõem o núcleo da estratégia seguiram firmes no propósito de fazer avançar o projeto. E novas frentes, inclusive, foram criadas para apoiar os setores atingidos. O suporte para a digitalização de estabelecimentos comerciais e a elaboração de uma cartilha de segurança para a indústria de alimentos são bons exemplos.
O novo desafio central que mobiliza as lideranças do Pro_move é a criação de uma Agência de Desenvolvimento para o município. Com estatuto já concluído, o grupo se volta agora à captação de investimentos.
Trata-se de mais um passo importante a ser dado e que representa a consolidação do Pro_Move como iniciativa capaz de contribuir de forma efetiva com o desenvolvimento local.