No alto do Morro das Antenas, na Lagoa da Garibaldi, o Cristo Protetor de Encantado ganhou rosto e braços que devem ser içados até o topo do monumento nos próximos dias. No dia do aniversário do município, 31 de março, será lançada uma “ação entre amigos” para arrecadar os R$ 2 milhões que faltam para a finalização da obra, prevista para agosto.
A estátua está sendo esculpida por Moisés Markus Moura que entrou na profissão a exemplo do pai. O processo iniciou em setembro do ano passado com a modelagem do rosto que levou cerca de três meses.
Depois foram feitos os braços e as mãos. Para levantar as partes até o topo da estrutura, serão necessários dois guindastes e cerca de seis carretas carregando ferro para fazer o contraste do peso da estátua. Segundo o escultor, só a cabeça pesa cerca de 40 toneladas.
“Este é o momento mais tenso da obra, o içamento, porque estamos lidando com forças da natureza. Vai ser uma mega operação”, acredita.
Uma das principais atrações do monumento será um elevador dentro da estrutura para levar turistas e visitantes do piso até a altura do peito da obra, onde haverá uma abertura para contemplação de Encantado e arredores.
O que vem agora?
Segundo Rafael Fontana, um dos coordenadores do projeto do Cristo Protetor, depois da pintura e içamento do rosto e dos braços, o próximo passo é o fechamento do monumento em concreto. “A ideia é que em agosto a obra esteja concluída, ainda dependendo das condições climáticas”, afirma. O entorno do monumento ainda deve levar mais tempo.
Fontana também afirma que a motivação para concluir o Cristo é ainda maior para manter o legado de Adroaldo Conzatti. “Queremos ver o monumento pronto também por ele, que foi grande incentivador do projeto”, conta.
O monumento do Cristo Protetor terá um total de 43 metros de altura, e a estátua, 37 metros de comprimento. Em tamanho total, este é o terceiro
maior Cristo do mundo. “Ficamos felizes com a fisionomia. Para mim, ele ficou jovem e está passando ternura. A gente nunca sabe o que vai sair da mão do escultor, é arte. Achamos muito bonito, acho que vai agradar a todos”, acredita Fontana.
Ação entre amigos
Para viabilizar a finalização da obra, a Associação Amigos de Cristo (AACristo), entidade responsável pela administração do projeto do Cristo Protetor de Encantado, realiza uma “ação entre amigos”, com o objetivo de arrecadar valores para a aquisição de materiais. A venda dos números inicia no dia 31 de março, data que comemora o aniversário de 106 anos da cidade de Encantado e segue até o final do ano. O sorteio ocorre no dia 18 de dezembro, através da loteria federal.
Além de concorrer a uma camionete Chevrolet S10 4×4 completa, quem aderir à ação terá seu nome registrado no “Livro Ouro” ou em placas personalizadas do Cristo e também poderá acessar o elevador que será instalado na estátua. O valor deve cobrir os gastos para a conclusão do monumento, sem contar a obra do entorno, a exemplo da construção de um mirante, que ainda deve ser orçado.