Com a chegada de novos lotes de vacinas na semana passada, municípios da região seguem ampliando as faixas etárias dos grupos prioritários. Em Lajeado, idosos com 66 anos completos ou mais podem buscar a imunização nesta terça-feira, 30.
Nos últimos dias, a média de pessoas vacinadas diariamente é de cerca de 500. Porém, de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, esse número não é a capacidade máxima do município. Segundo ela, as equipes poderiam vacinar até 800 pessoas por dia. A baixa procura das pessoas dos grupos prioritários é um dos fatores para essa diferença.
“O que percebemos é que as pessoas não buscam o serviço ao longo de todo o dia. Sempre no início da manhã tem fila para atendimento. E, com o passar das horas, esse número diminui. Tivemos situações em que no turno da tarde foram vacinadas apenas 40 pessoas”, exemplifica Juliana.
Dez doses por frasco
Em cada frasco de vacinas contra a Covid-19 existem dez doses. Depois de aberto, os imunizantes precisam ser aplicados em até 8 horas. Em Lajeado, algumas estratégias foram criadas para otimizar a aplicação e não acontecer o desperdício de doses.
A primeira alternativa adotada pela Secretaria da Saúde, de acordo com Juliana, antes de ter que abrir um novo frasco, é a avaliação da fila e orientação da população.
“Se tem alguém na fila quando está chegando no fim o horário de aplicação, conversamos com aquela pessoa e pedimos se ela pode buscar o serviço no dia seguinte, para que a gente não tenha que abrir o frasco naquele momento”, explica Juliana.
Caso isso não for possível e o horário de vacinação seja encerrado com um frasco aberto, existem outras alternativas. As equipes de vacinadores consultam listas de pessoas para entrar em contato. Entre elas, idosos acamados, pessoas que estão no momento de receber a 2ª dose ou ainda profissionais da saúde que não foram imunizados.
“Se chegamos no final do dia e temos doses em algum frasco, chamamos essas pessoas. Todas as vacinas que recebemos foram utilizadas em pessoas dos grupos elencados como prioritários. Essas alternativas são muito importantes”, comenta Juliana.
Chegada de novas doses
A expectativa de Lajeado, de acordo com indicações da Secretaria Estadual da Saúde, é que toda semana novas remessas sejam recebidas. Com isso, a tendência é agilizar o processo de imunização e ampliar as faixas etárias.
“A tendência é ainda essa semana estarmos vacinando pessoas próximas dos 65 anos. E na próxima semana a expectativa é começar a vacinar pessoas de 63 e 64 anos. Mas isso só saberemos com certeza com o andamento da aplicação das doses e a chegada de novos lotes. No final do dia é feita uma avaliação e definida a faixa etária do dia seguinte”, explica Juliana.
Locais de vacinação
Parque do Imigrante: das 8h às 14h, no formato drive-thru
Posto do Centro: das 7h45 às 11h e das 12h30 às 16h, acesso pela lateral do prédio
Quem pode se vacinar:
Nesta terça-feira, 30: idosos com 67 anos completos ou mais
Quarta-feira, 31: idosos com 66 anos completos ou mais