Mesmo com as restrições impostas pela bandeira preta do distanciamento controlado, a realização das tradicionais feiras do peixe está liberada para movimentar a Semana Santa, com a comercialização de espécies variadas do pescado. No Vale do Taquari, diversos municípios terão programação ao longo da semana.
Em Lajeado, as atividades iniciam hoje, junto à Feira do Produtor Rural, que fica ao lado do Parque dos Dick. Até sexta-feira, 2 de abril, a comunidade poderá adquirir carpas das espécies capim, prateada, húngara e cabeça-grande, comercializada por piscicultores de Lajeado e da Associação de Piscicultores de Sério.
A Feira do Peixe do município é realizada em parceria com a Emater/RS-Ascar. A extensionista Andréia Binz Tonin lembra que, além da tradição da comercialização na data, o consumo do peixe é recomendado por seus benefícios à saúde. “A proteína da carne de pescado tem alta digestibilidade e grande valor biológico, com aminoácidos essenciais ao organismo humano. E os minerais presentes ajudam na formação de ossos, dentes e funcionamento do organismo”, destaca.
Além da feira oficial, há pelo menos outras quatro feiras particulares que serão realizadas em Lajeado. As atividades ocorrerão entre amanhã e sexta-feira, em propriedades nos bairros Carneiros, Floresta e Jardim do Cedro.
Novidade em Estrela
Em Estrela, a Feira do Peixe Vivo terá três edições nesta semana, com a oferta de nove toneladas de pescado.
A atividade é organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e, além das tradicionais edições da Praça Henrique Roolaart, haverá uma edição no bairro das Indústrias, na sexta-feira, 2, em um terreno na rua João Aldino Keller.
Além de Estrela, entre os municípios maiores, há edições previstas em Arroio do Meio, com dois dias de programação, e Teutônia, que terá a comercialização também durante dois dias, em dois pontos diferentes. Encantado, que possui tradição na atividade, não realizará este ano devido ao agravamento da pandemia.
Protocolos sanitários
Permitida pelo modelo de distanciamento controlado mesmo na bandeira preta, a realização das feiras de peixe também seguem medidas de restrição para evitar aglomerações e a obrigatoriedade do uso de máscara.
Em Teutônia, por exemplo, a organização distribuirá fichas, por ordem de chegada, a fim de organizar filas para a retirada dos peixes, respeitando o distanciamento mínimo. Em Lajeado, serão atendidos dois consumidores por vez.