O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, cumpriu agenda na tarde desta segunda-feira, 29, em Porto Alegre. Entre os compromissos, ocorreu uma reunião com a concessionária CCR ViaSul, para discutir pontos de melhorias no trecho urbano que será duplicado na BR-386.
No encontro, foi definida a mudança na sinalização para mão dupla no viaduto que ligará os bairros Montanha e Olarias, que foi uma das reivindicações feitas em reunião na parte da manhã entre vereadores e o corpo técnico designado pela administração municipal. No projeto original, estava prevista apenas a travessia no sentido do Montanha para o Olarias.
Outros pontos levados à discussão foram os modelos das passarelas, as ligações com as marginais e a possibilidade de mão dupla nas vias vicinais, em especial no trecho que compete ao perímetro urbano do município. A solicitação é de mais saídas para os bairros, em trechos mais curtos. A expectativa é que sejam liberados mais dois acessos para os bairros e um para o Centro.
Caumo indica que estas são adequações mais simples em relação às adaptações levadas em pauta na reunião. Ele destaca que a concessionária se comprometeu a estudar esses aspectos. “Estamos na fase de adequações do projeto original”, afirmou.
O ajuste ao projeto de mais difícil execução é a sinalização de mão dupla no viaduto de ligação da rodovia com a Rua Donga Menezes, também no bairro Montanha. “É algo muito mais complexo. Estudos demonstram que não há viabilidade técnica”, argumentou o prefeito. De acordo com ele, a concessionária irá analisar, mas é improvável que a solicitação seja atendida.
Mais acessos à cidade
No cronograma de negociações, fora do âmbito da duplicação da BR-386, estão incluídas conversas sobre ajustes no trecho entre a RS-130 e Estrela. Os pontos indicados são um acesso ao bairro Florestal, nas proximidades do shopping, e também de uma entrada para o bairro São Cristóvão, pela Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha.
Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, Isidoro Fornari Neto, o município já encaminhou documentos para a concessionária, no intuito de buscar um acordo para execução deste projeto. “Esta é uma alternativa visando a desafogar o fluxo da Avenida Senador Alberto Pasqualini”, ressalta.