Estudo aponta que covid foi transmitida por animal infectado por um morcego
Horário SEM cache 18:28:58
Horário COM cache 18:28:58

PESQUISA

Estudo aponta que covid foi transmitida por animal infectado por um morcego

Relatório com o resultado das origens do vírus foi elaborado por especialistas da ONU

Estudo aponta que covid foi transmitida por animal infectado por um morcego
(Foto: Divulgação)
Mundo

Especialistas da Organização Mundial da Saúde (ONU) e chineses elaboraram um relatório que predispõe a hipótese da transmissão do coronavírus em seres humanos ter sido feito por meio de um animal infectado por um morcego. Conforme matéria publicada no Correio do Povo desta segunda-feira, 29, o documento descarta a tese de que a pandemia se originou em um laboratório.

A publicação da pesquisa ocorreu nesta segunda, 15 meses depois do surgimento dos primeiros casos de covid-19 em Wuhan, no centro da China. A pandemia já deixou pelo menos 2,7 milhões de mortes em todo o mundo, 126 milhões de infectados e impactou a economia global.

O número de contaminações vem crescendo devido a variantes da doença que são mais contagiosas, obrigando os países da Europa e América Latina a aplicar restrições mais severas. O relatório, entretanto, não surpreende e continua sendo uma incógnita a origem do vírus.

O diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus em Genebra, afirmou que “todas as hipóteses estão sobre a mesa e merecem estudos mais aprofundados e abrangentes”.

Mais estudos e muita paciência

Para os especialistas, a teoria até agora provável e aceita é de que o vírus foi provavelmente transmitido de um morcego para o homem por meio de outro animal que ainda não foi identificado. O relatório conclui que é “extremamente improvável” de que a pandemia tenha sido provocada por um acidente ou fuga de patógenos de um laboratório.

“Devem acontecer investigações em áreas mais amplas e em um maior número de países”, conclui o relatório. Por isso, a OMS pede paciência, porque as respostas vão demorar a chegar.

Acompanhe
nossas
redes sociais