O programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, recebeu na manhã desta segunda-feira, 29, o consultor de empresas Fernando Röhsig. Em seu comentário semanal, evidenciou o trabalho feito pelo Pro_Move e o cenário atual para o mercado.
Os dois anos de atuação do Pro_Move Lajeado completados neste fim de semana foram lembrados por Röhsig. O momento, para ele, é de celebrar, pois este é o começo de uma jornada, além de marcar uma era de inovação transformacional. “O Pro_Move é uma rede de construção que foi constituída para a execução de um projeto, onde há mobilizações e tecnologias que, se desenvolvidas agregam valor”, sublinha.
Conforme o consultor de empresas, o PIB de 2020 deve ser positivo para o Vale do Taquari, muito relacionado ao setor de alimentos. “Esse é um resultado importante dentro do Pro_move”, pontua.
Outro assunto abordado foi o contexto de pandemia que afeta o comércio. De acordo com ele, não adianta abrir por abrir, é necessário criar um ambiente de confiança. “É preciso ter interlocução entre empresas, sindicatos e entidades empresariais”, aponta.
Segundo o consultor empresarial, analisar o cenário é um grande desafio, pois ele é incerto “Não posso comparar a mesma curva que teve no ano passado porque estamos com um outro tipo de cepa”, salienta. “Isso impacta no dólar, na inflação, na procura de oferta e demanda. A taxa Selic está com 5% de projeção para o final do ano”, acrescenta.
Para Röhsig, “a vacina é mais um tijolo dessa construção, então precisamos continuar nos cuidando”, ressalta.
Ouça o comentário de Fernando Röhsig na íntegra: