Nove estabelecimentos de atividades consideradas não essenciais abriram as portas na manhã deste sábado, 27, em Lajeado e foram autuados. Os dados constam no relatório de fiscalização da Secretaria Municipal de Planejamento.
A ronda conjunta entre os fiscais, Departamento de Trânsito, Brigada Militar e Polícia Civil iniciou às 8h30min e se estendeu até o final da manhã, percorrendo os bairros Centro, Florestal, Americano, São Cristóvão, Montanha e Conventos.
Por parte dos fiscais do município, os objetivos da atuação eram de verificar do cumprimento do decreto estadual que proíbe o funcionamento de atividades não essenciais nos fins de semana e acompanhar o fechamento dos estabelecimentos que estivessem abertos.
“A manhã foi delicada, mas os comerciantes na sua maioria permaneceram com seus estabelecimentos fechados”, informa o secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Locatelli.
Durante a semana, houve intensa mobilização de empresários e comerciantes nas redes sociais pela abertura do comércio, mesmo contrariando as regras do decreto. Porém, após reunião e pressão do Ministério Público, a grande maioria recuou.