O que te incentivou a começar essa produção?
Sempre gostei de produtos naturais, mas não tinha pensado neles em forma de cosméticos. Quando comecei a ler sobre o assunto, percebi o mundo maravilhoso que se abria à minha frente. Usamos diariamente uma quantidade de produtos industrializados, alguns com elementos tóxicos como petrolatos, ftalatos, dentre outros. A minha ideia era minimizar o uso desses produtos pela minha família. Iniciei os estudos dos óleos essenciais e as possibilidades de melhora de questões físicas e emocionais. O primeiro produto que fiz foi o desodorante em pó, utilizando bicarbonato de sódio e os óleos essenciais de lavanda e de melaleuca. Depois fiz meu primeiro desodorante líquido. A adaptação foi tão boa que uso até hoje. Também faço cremes corporais, sais de escalda-pés, esfoliante, anti sépticos e óleos de massagens. Tudo o que faço é para melhorar a minha qualidade de vida e da minha família.
Como é feito esse processo? Pretende transformar a produção em um negócio?
Os produtos são feitos de forma artesanal, em pequenas quantidades, por não serem feitos com conservantes. As matérias primas são adquiridas de lojas especializadas aqui do Vale e da internet. Hoje produzo para a minha família, mas a cosmetologia natural tem crescido bastante nos últimos anos, podendo se transformar em um nicho de mercado interessante. Já pensei em uma marca inspirada no sagrado feminino, na busca pela consciência do ser mulher.
Você possui conhecimento acadêmico na área?
Por algum tempo me dediquei a uma área diferente dentro das Ciências Naturais, fiz mestrado e doutorado na área das Ciências Ambientais. Acredito que tudo o que acontece com a gente tem um porquê e um tempo certo. Comecei a estudar um pouco antes da pandemia começar. Também fiz minicursos na área de aromaterapia. Atualmente faço um curso online com a aromaterapeuta Melissa Mourão, do Portal dos Aromas.
Quais são os benefícios desses produtos naturais?
Os produtos que faço não atuam apenas como cosméticos, mas também tratam questões emocionais. A lavanda atua como auxiliar no tratamento da ansiedade, ajuda a equilibrar o sono, cansaço. Nos cosméticos, ela funciona como regenerador celular e calmante da pele, podendo ser usada para queimaduras solares e dermatites. Além de usar os óleos essenciais como matéria-prima, também usamos puros no colar aromático, diluído em óleo vegetal, nos difusores de ambiente, dependendo do objetivo que queremos: atenção, foco, criatividade, memória, concentração, estímulo, ansiedade, antivirais, etc. Cada óleo tem sua função.