Principal rua do comércio lajeadense, a Júlio de Castilhos está bloqueada para a passagem de veículos neste sábado, 27. A medida foi tomada pelo Departamento de Trânsito de Lajeado e segue os protocolos da bandeira preta, que proíbe atividade não essencial nos finais de semana.
O bloqueio vai da esquina com a Prefeitura até o entroncamento com a Avenida Senador Alberto Pasqualini. Algumas transversais também estão com o trânsito interrompido.
Segundo o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, o bloqueio deve se estender até as 13h deste sábado, mas pode ser prorrogado por mais horas em determinados pontos da via.
Outra via bloqueada é a rua Santos Filho, no trecho que corta o Parque dos Dick. O Departamento de Trânsito também isolou as calçadas das avenidas Avelino Talini, dentro da Univates, e Piraí, no bairro São Cristóvão, para coibir aglomeração de pessoas nestes locais.
Lajeado segue a determinação estadual, de liberar o funcionamento apenas dos serviços considerados essenciais, o que gerou indignação de comerciantes. Um grupo, inclusive, ameaçava abrir as portas, contrariando as regras do decreto.