7 notícias: Assembleia cria CPI para investigar preço de medicamentos contra Covid-19

Giro da Notícia

7 notícias: Assembleia cria CPI para investigar preço de medicamentos contra Covid-19

7 notícias: Assembleia cria CPI para investigar preço de medicamentos contra Covid-19
Brasil

Será instalada, na próxima terça-feira, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa para tratar da venda de medicamentos e insumos utilizados no combate à pandemia de Covid-19. A criação da Comissão foi motivada após denúncias feitas durante a audiência pública na Comissão de Saúde, na semana passada, do aumento nos preços desses materiais. O deputado Thiago Duarte (Dem) foi o proponente do pedido e, por isso, deverá presidir a Comissão, que contará com a participação de outros 36 parlamentares – entre titulares e suplentes – a serem indicados pelos partidos. Segundo o deputado, a ideia é iniciar os trabalhos, se possível, ainda na terça-feira.

Lajeado terá vacinação em dois locais neste sábado

Lajeado terá dois pontos de vacinação contra a covid-19 neste sábado, 27. A ideia é dar maior velocidade à imunização, uma vez que durante a semana a procura pela vacina no Parque do Imigrante ficou abaixo do esperado. Além do drive-thru do Parque do Imigrante, será instalado um ponto de vacinação no Posto Novo Tempo, no bairro Santo Antônio. Serão imunizados apenas pessoas com 69 anos completos ou mais, das 8h às 14h (sem fechar ao meio-dia).

Lajeado tem a quinta pior nota do Estado na 47ª rodada do Distanciamento Controlado

O mapa da 47ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (26), traz todas as 21 regiões Covid em risco máximo, com altíssima taxa de ocupação hospitalar e velocidade de propagação do coronavírus. Isso significa que, pela quinta semana seguida, todo o Rio Grande do Sul ficará em bandeira preta. Esse já é o mapa definitivo, sem possibilidade de envio de pedidos de reconsideração, devido à gravidade do cenário. A cogestão regional, por sua vez, está permitida. A região de Lajeado ficou com a quinta pior nota no mapa da 47ª semana do Distanciamento Controlado do RS (2,45), juntamente com Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre e Palmeira das Missões. Na última semana Lajeado havia fica com nota 2,55. A pior nota desta sexta-feira foi de Guaíba (2,56) e a melhor Pelotas (2,01).

Com 3.650 óbitos, Brasil registra novo recorde de mortes por coronavírus para um dia

O Brasil acumulou nesta sexta-feira, em um intervalo de apenas 24 horas, mais 3.650 mortes por notificadas ao Ministério da Saúde. Esse é o maior número de óbitos registrados em apenas um dia desde o início da pandemia no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, são 307.112 falecidos por causa da covid-19. No RS, nesta sexta foi ultrapassada a marca de 18 mil mortes. Foram 408 óbitos registrados nas últimas 24 horas, totalizando 18.349 mortes. A Secretaria de Saúde do Estado informou 13 óbitos e 28 novos casos de Covid-19 entre moradores do Vale do Taquari. Agora são 554 óbitos pela doença na região.

Porto Alegre contraria decreto estadual e libera atividades nos fins de semana

A prefeitura de Porto Alegre vai permitir, a partir deste sábado (27), “medidas extraordinárias” para setores como restaurantes, bares, comércio de chocolates e comércio e serviços não essenciais. A decisão contraria o decreto vigente do governo do Estado que proíbe atividades não essenciais entre 20h e 5h e aos finais de semana até 4 de abril. O decreto da Capital foi publicado na noite desta sexta-feira e tem validade até 4 de abril. Segundo o governo do Estado, medidas tomadas pelos municípios em desacordo à determinação vigente poderão sofrer ação do Ministério Público. A assessoria da prefeitura informou que o município está preparado para uma possível judicialização. Logo que saiu o decreto, o MP-RS informou que vai ajuizar ação sobre o caso.

Segundo pedido de impeachment é aceito e o governador de Santa Catarina será temporariamente afastado do cargo a partir desta terça

Em sessão virtual encerrada às 23h30min desta sexta-feira (26), o tribunal misto formado por deputados e desembargadores aceitou parcialmente o segundo pedido de impeachment contra o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), por supostas irregularidades na compra de respiradores artificiais. A decisão determina o afastamento temporário dele a partir desta terça (30). A chefia do Executivo estadual será exercida provisoriamente pela vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido). Caso haja condenação na próxima etapa do processo, ela assumirá o cargo até o final do ano que vem, quando termina o mandato de quatro anos.

IBGE pedirá orientações sobre Censo a ministério após corte de 90% no orçamento

Após ver o orçamento deste ano destinado para o Censo Demográfico reduzido em “quase 90%”, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta sexta-feira que “solicitará orientações ao Ministério da Economia sobre os procedimentos no tocante à operação censitária”. Na prática, a redução inviabiliza a realização do Censo neste ano, após a pesquisa já ter sido adiada em um ano. A Lei Orçamentária Anual de 2021, aprovada na quinta-feira, na Comissão Mista de Orçamento (do Congresso Nacional, reduziu o orçamento do Censo Demográfico de R$ 2 bilhões para R$ 71 milhões. A presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, pediu exoneração do cargo ontem. Segundo a nota divulgada pelo IBGE, o pedido de exoneração de Susana é motivado por questões pessoais e de família.

Acompanhe
nossas
redes sociais