Como e quando surgiu a ideia de fazer um podcast?
O projeto foi idealizado por mim e pelo Pedro Azevedo de Souza. Somos amigos há mais de 10 anos e também colegas de profissão. Desde os tempos da escola carregávamos o desejo de criar um produto. Tivemos até uma banda naquela época. Agora, certamente fomos muito influenciados pelo atual cenário de programas de entrevistas. Gostamos muito de conversar, falar de tudo, e durante a pandemia a ideia de criar um podcast aflorou. Com isso em mente, fomos atrás dos equipamentos necessários. Compramos os microfones de lapela, conseguimos uma câmera profissional emprestada e utilizamos o escritório do Pedro para gravar as entrevistas.
Por que o nome PodFala?
O nome utiliza o “Pod”, de podcast, e o “Fala”, do verbo falar. Com ele queremos passar a ideia de que aqui tu pode falar.
Quais as suas inspirações?
O método descontraído de entrevista utilizado pelo Danilo Gentili, no programa The Noite, do SBT. Também alguns podcasts, como o The Joe Rogan Experience, Era Uma Vez No Oeste, Flow Podcast e Nerdcast.
Qual o diferencial do PodFala?
Acredito que o nosso diferencial é não ter viés ideológico, político ou religioso. Não temos um único público-alvo. Qualquer pessoa pode acompanhar nossas entrevista e garanto que ela não vai se sentir ofendida ou constrangida. Vamos conversar com toda e qualquer pessoa que quiser conversar conosco, desde que tenha algo a contribuir.
Quais os primeiros convidados?
Até o momento entrevistamos duas pessoas. O primeiro foi o professor de história e sociologia, Josselito Brandão. O segundo entrevistado foi o pastor evangélico, Thales Schwingel. Foram duas entrevistas que nós classificamos como mais cabeças, que renderam muito conteúdo inteligente. Temos inúmeras ideias para futuras entrevistas.
O que planeja para o futuro do podcast?
Nossa ideia é entrevistar grandes personalidades do Vale e até mesmo do estado. Não estamos sonhando pequeno. As entrevistas funcionam em favor da nossa realização pessoal, a qual está completamente associada à troca de experiências. Ao menos por ora, não estamos objetivando lucro. Mas toda e qualquer parceria será bem recebida.
Acredita que um projeto criado no Vale pode ter sucesso?
Acredito que sim, uma vez que o conteúdo criado é leve, inteligente e descontraído. Os temas levantados sempre terão alguma relevância e, por algum motivo, vão despertar o interesse das pessoas. Nada será produzido por acaso ou no intuito de polemizar.