O programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, conversou nesta sexta-feira, 26, com o médico Hugo Schünemann. Em seu comentário semanal, destacou o contexto atual da agricultura e a situação da BR-386.
Conforme o comentarista, o setor primário é de extrema importância na economia do país. “Somos abençoados pela extensão de terra, solo fértil e água”, afirma.
Para ele, é necessário pensar em uma maneira de agregar valor nesta cadeia porque o processo de exportação não protege o mercado interno. “Somos consumidores, estamos sentindo essa dificuldade causada pela falta de planejamento, em exportar tudo e faltar dentro. É preciso um mecanismo que proteja o mercado interno”, pontua.
Outro assunto abordado foi a situação de lentidão que, desde o acidente na BR-386, em 13 de março, traz transtornos aos motoristas que utilizam a rodovia. Schünemann conta que, há 22 anos, é usuário da 386. “É ruim pagar pedágio, mas é inegável que uma estrada pedagiada é melhor conservada e sinalizada”, aponta.
O comentarista ressalta que, se o trecho onde ocorreu o acidente não fosse pedagiado, a demora seria bem maior para estruturar a ponte novamente.
Ouça o comentário de Hugo Schünemann na íntegra: