O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, participou do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta sexta-feira, 26, e destacou que o agronegócio deve gerar um crescimento de 10% no valor do PIB. “Certamente irá suprir rombos de outros setores.”
Turra lembra que no ano passado a estiagem gerou uma perda de R$ 10 milhões de toneladas na safra da soja, no entanto, esse ano se colhe o dobro e o preço também é dobrado. “Por outro lado tivemos uma ótima safra de arroz. A safra de milho é comprometida e é o drama que se vive hoje, principalmente pelas agroindústrias”, comenta.
Uma das alternativas para manter a safra de sementes sempre ativa é o plantio nos cinco milhões de hectares de terra que ficam vazios no inverno. “A gente quer pensar um plano para recuperar a economia do estado”, frisa. Uma sugestão é utilizar esse espaço aliados as tecnologias da Embrapa.
Se esses espaços forem preenchidos, Turra fala em geração de 100 mil empregos diretos, máquinas agrícolas mais ocupadas. Hoje, elas são desligadas após a colheita, o que representa um prejuízo. Outra solução é o plantio de outros componentes como cevada, aveia e outros porque hoje existe demanda para isso.
Mercado animal
Turra ressalta que haverá um recorde nas exportações de carne suína. “Nunca esteve tão aberto o mercado internacional para a venda de suínos”, diz. No entanto, a escassez do milho pode dificultar a exportação de suínos e aves.
Ouça a entrevista na íntegra com Francisco Turra