Apenas um hospital do Vale tem leitos de UTI disponíveis

Saúde

Apenas um hospital do Vale tem leitos de UTI disponíveis

Até ontem à tarde, taxa de ocupação de leitos no São José, de Taquari, era de 70%. Com queda nos atendimentos e internações, HBB sai da calamidade e volta a fase 3 do Plano de Contingência

Apenas um hospital do Vale tem leitos de UTI disponíveis
(Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

A volta do Hospital Bruno Born (HBB) à fase 3 do Plano de Contingência de combate à covid-19, depois de quase um mês na fase 5 (a mais crítica), é um indicativo de que a contaminação pelo vírus desacelerou na cidade. A situação, contudo, ainda é delicada e o Vale do Taquari segue com superlotação dos leitos de UTIs disponíveis.

Até o final da tarde de ontem, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), haviam 89 pacientes internados em leitos de UTI adulto na região, sendo que a oferta total é de 69 leitos. São 58 pessoas confirmadas com covid-19 e quatro casos suspeitos. As demais internações são por outras enfermidades
Dos quatro hospitais que possuem leitos de UTI no Vale, apenas o São José, de Taquari, está com lotação abaixo dos 100%. Conforme os dados disponibilizados pela SES, sete dos dez leitos estavam ocupados na quarta-feira, resultando em uma taxa de 70% de ocupação, menor percentual das últimas semanas pelo segundo dia consecutivo.

Quando é levado em consideração somente os leitos de UTI disponibilizados via Sistema Único de Saúde (SUS), a taxa de ocupação na região é de 93,4%, com apenas quatro dos 61 leitos ainda vagos. Nos leitos privados, o índice chega a alarmantes 400%, com 32 internados para apenas oito vagas.

Já a taxa de ocupação de leitos clínicos registrou a primeira alta após cinco dias em queda. Passou de 63,1% para 66,4%. Há duas semanas, estava em 108%.

Redução de leitos

A saída do Hospital Bruno Born da fase 5 se deu pela queda na procura por atendimentos e nas internações nos últimos dias. Na quarta-feira, não haviam pessoas esperando por leitos de UTI Covid, algo que não acontecia desde fevereiro.

A ala Covid do hospital conta, atualmente, com 27 leitos de UTI adulto. Até a tarde de ontem, 22 destes estavam ocupados, o que representa 81% do total. Já a UTI intermediária Covid, criada para atender pacientes que já não necessitavam do uso do respirador, estava com seus cinco leitos ocupados.

Outra novidade foi em relação aos leitos clínicos da ala Covid, que reduziram de 55 para 40 nesta fase do Plano de Contingência devido à baixa na procura por atendimento. A taxa de ocupação estava em 65%, com 23 pessoas internadas com a doença e outros três casos suspeitos. Em todo o HBB, são 43 pacientes com o vírus.

Acompanhe
nossas
redes sociais