Um ano de jornalismo e entretenimento na medida certa

102.9 FM

Um ano de jornalismo e entretenimento na medida certa

Rádio A Hora comemora seu primeiro ano de operação. Destaca-se como um veículo de comunicação propositivo ao levantar bandeiras em prol do desenvolvimento regional. Programação une informação e música diariamente

Um ano de jornalismo e entretenimento na medida certa
Programação ao vivo começa às 5h e vai até a noite. Entre as atrações de entretenimento, está o A Hora Retrô, com Jair Predebon (Foto: Mateus Souza)
Vale do Taquari

Vale do Taquari ganhava, há exatamente um ano, uma nova opção de jornalismo e entretenimento nas ondas do rádio. Às 5h do dia 24 de março de 2020, a Rádio A Hora iniciava suas operações na frequência 102.9 FM, com o programa “Amanhece”.

Aos poucos, a emissora do Grupo A Hora foi entrando no cotidiano da comunidade regional, mesclando um jornalismo propositivo com uma programação musical eclética, abrangendo a todos os gostos e atingindo diversos públicos e faixas etárias.

Por meio dos microfones da rádio, o Grupo A Hora reafirmou seu “DNA” em levantar bandeiras do Vale, segundo o diretor executivo, Adair Weiss. “O que faz uma imprensa ser útil para a região se fortalecer é o conteúdo com senso crítico, com pensamento estruturado, de modo que possa influir em novas ações, novos comportamentos. O que o jornal já fazia, agora a rádio faz com a mesma qualidade”, afirma.

Conforme Weiss, a Rádio A Hora surgiu com o propósito de levar conteúdos relevantes que fazem a diferença para a região, e a comunidade entendeu essa proposta.

“Desde o início nossa proposta é de um jornalismo propositivo, uma notícia mais conectada com a realidade dos fatos. O A Hora não caça cliques nas redes sociais. Utilizamos também, mas não nos pautamos somente por elas”, pontua.

Emissora conta com uma programação variada, dando espaço a temas como o esporte (Foto: Mateus Souza)

Programação eclética

Quando iniciou suas operações, a Rádio A Hora buscou aliar música e informação. A programação foi pensada com este viés, dando mais ênfase ao jornalismo durante a manhã e ao entretenimento à tarde. Isso não impede, porém, que as notícias ganhem espaço no decorrer do dia.

Weiss destaca que a rádio conseguiu manter sua proposta inicial e atraiu um público que estava órfão na região. “Eram ouvintes que se distribuíam entre as rádios estaduais. É um público mais crítico e exigente”, ressalta.

Um ano de jornalismo e entretenimento na medida certa

Ao longo deste período, algumas reformulações pontuais foram feitas na programação. A mais recente inicia hoje. O “Happy Hour”, que vai ao ar das 17h às 18h50min, terá um novo formato. Na primeira hora, uma mesa redonda vai abordar os principais fatos do dia, de maneira leve e informal. “Será uma reunião dos comunicadores da rádio, intercalados, uma troca de ideias”, explica o jornalista e responsável pela atração diária, Fabiano Querotti.

Ouvinte fiel

Moradora de Barra do Forqueta, em Arroio do Meio, a cuidadora profissional e artesã, Isoldi Roloff, 55, descobriu a Rádio A Hora cerca de um mês após a emissora entrar no ar. E, desde então, sempre sintoniza na 102.9 para se manter informada.

Frequentemente, ela comenta nas redes sociais e envia mensagens para o WhatsApp da rádio, manifestando sua opinião referente aos assuntos debatidos nos programas jornalísticos.

“Sou cuidadora noturna de idosos. Chego em casa às 7h15 e já ligo o rádio. Ouço geralmente até meio dia. Sempre gostei do jornalismo responsável do A Hora. Quando descobri que tinha inaugurado uma rádio, achei legal e decidi acompanhar. É uma programação bem ampla”, relata.

Momentos importantes do primeiro ano

APOIO AO COMÉRCIO
Desde o começo, a Rádio A Hora não se omitiu dos debates e teve posicionamento firme na defesa daqueles que contribuem para o desenvolvimento regional. Por isso, abraçou causas e empunhou bandeiras.
O apoio ao comércio local se deu de diversas formas, a começar pela plataforma digital “Tudo na Hora”, desenvolvida para estimular negócios locais, incentivando a comunidade a consumir produtos de empresas da região.
A emissora ainda apoiou e abriu espaço para a divulgação campanhas de entidades ligadas ao setor e também do poder público.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS
A Rádio A Hora promoveu uma ampla cobertura das eleições municipais de 2020. Mas ela não se resumiu ao dia da votação. Começou bem antes, com a realização de debates dentro do projeto “A Hora Política Cidadã”,
discutindo temas de interesse regional que pautariam a disputa nas urnas. Posteriormente, com o início da campanha eleitoral, a emissora promoveu uma série de entrevistas e debates com os candidatos a prefeito,
envolvendo inclusive municípios de menor porte. Por fim, no dia 15 de novembro, a Rádio A Hora teve uma programação especial, ficando 16 horas no ar e mobilizando cerca de 30 profissionais, informando o ouvinte sobre tudo o que acontecia no pleito, entrevistando vencedores, derrotados e projetando o futuro político da região.

Confira o vídeo comemorativo de 1 ano 

Acompanhe
nossas
redes sociais