O ateliê é pequeno, mas cheio de história. As paredes, cobertas de pequenos vidros com conteúdos coloridos, como miçangas e bijuterias. Em outros potinhos ficam os materiais diversos retirados de dentro de um rádio velho, de um frasco de perfume ou de um recipiente de sabão de louça. Criatividade não falta naquela casa, e é assim que a artesã Luccy Kraemer, 48, cria um trabalho de miniatura exclusivo em cada cenário.
O gosto pela atividade vem de criança. Na infância, em Campina Grande, na Paraíba, a família não podia comprar muitos brinquedos. Mas isso não era problema para Luccy, que transformava o que era considerado lixo, em móveis e outros objetos para a casinha de bonecas.
“Eu montava os brinquedos com bijuterias e cortava tecidos da toalha de mesa sem minha mãe saber. Na época, era mais um pensamento, eu não sabia os processos para transformar esses objetos”, conta Luccy.
Mesmo sendo uma prática conhecida na região natal da artesã, foi nas terras gaúchas que decidiu tornar o trabalho como miniaturista uma profissão. Ela mora em Cruzeiro do Sul há cerca de nove anos, e faz cinco que Luccy assistiu as primeiras aulas através de vídeos no Youtube e aperfeiçoou a técnica.
Antes disso, ela teve experiências no comércio e na indústria. Sempre gostou de trabalhos manuais e hoje também ministra cursos para ensinar o trabalho nos cenários em miniatura. “O que eu passo para o meu trabalho é a riqueza dos detalhes. O que aparece não são as tampinhas, eu transformo esse material que ia para o lixo em algo específico e o mais próximo do real”, explica a miniaturista.
Quanto menor a peça descartada, mais interessante para Luccy. E, para cada criação, são utilizados materiais diferentes. Às vezes ela usa uma resina plástica para fazer os bolinhos na mesa de chá, em outras, recolhe sucatas que tem em casa e as transforma em pratos, talheres, ou mesmo em pequenos pincéis sobre a mesinha do cenário. Nenhum trabalho é igual.
“Eu também gosto de conversar com a pessoa para entender um pouco dela e o que eu posso colocar na peça. Uma vez copiei as capas dos livros da biblioteca de um casal, outra vez foi um quadro. Gosto de colocar elementos que elas se identificam”, comenta.
Entre suas produções, estão uma casinha de bonecas, algumas cozinhas, um ateliê de costura, oficinas, quartos de bebês e uma casa na praia. Um dos preferidos de Luccy são os cenários de Natal, com a lareira e o pinheiro enfeitados. Além dos blocos onde monta os cenários, ela também já realizou o trabalho em tábuas de churrasco e porta-chaves.
Algumas das miniaturas já estão prontas e aguardam nas prateleiras para serem utilizadas. Quando precisa lixar ou cortar algo maior, ela recebe a ajuda do marido, que também dá sugestões.
“Quem faz esse tipo de trabalho é muito detalhista, e a cada cenário que eu faço, fico pensando que o próximo vai ficar melhor. Essa produção me desafia, e é muito gratificante”, agradece. O trabalho de Luccy pode ser conferido na página do Facebook Luccy Kraemer.