Mais de 1,7 mil pessoas aguardam provas em Lajeado

Autorização para dirigir

Mais de 1,7 mil pessoas aguardam provas em Lajeado

Avanço da pandemia altera serviços para emissão da carteira de motorista. Detran estima que maior cidade do Vale concentre cerca de 50% da demanda regional. Maior acúmulo é para exames teóricos. Estratégia para diminuir a fila é ampliar número de CFCs com salas para provas virtuais

Mais de 1,7 mil pessoas aguardam provas em Lajeado
Detran mantém 50% das provas práticas. Já as teóricas estão limitadas ao modelo remoto, em que o examinador acompanha o aluno pela internet (Foto: Filipe Faleiro)
Vale do Taquari

O alto índice de contágio faz com que o Departamento de Trânsito do RS (Detran) alterar o formato dos exames de habilitação. Em todo o estado, estima-se que mais de 120 mil pessoas estejam na fila para fazer as provas.

Em Lajeado, cidade com três Centros de Formação de Condutores (CFCs), esse número supera 1,7 mil. De acordo com o diretor geral do Detran, Enio Bacci, o município representa cerca de 50% da demanda de todo o Vale do Taquari.

“Não tenho os números exatos, mas estimamos que seja o maior percentual pois há moradores de outros municípios que escolhem Lajeado para fazer a carteira”, diz. Conforme Bacci, ainda que o cenário da pandemia seja crítico, há uma determinação do Executivo gaúcho para manter os serviços.

“Há diversos órgãos pelo país que suspenderam totalmente os serviços. Nós seguimos o decreto do Estado, que determina como atividade essencial”. Conforme o diretor geral do Detran, houve algumas adaptações para manter o que for possível em termos de exames e emissões das habilitações.

Pelos dados, a maior demanda é pelos testes teóricos: com quase 75 mil pessoas em espera. Quanto ao prático, passa dos 51 mil. A estratégia do Detran se concentra em duas frentes. A primeira é autorizar testes de maneira online, com salas virtuais em que o examinador acompanha o aluno na prova escrita.

Quanto aos testes atrás do volante, foram reduzidos em 50% da oferta. “Estamos priorizando aqueles que têm maior necessidade. Pessoas que dependem do veículo para trabalhar, profissionais da saúde, policiais. Pedimos para quem não tem urgência, que espere um pouco”, destaca Bacci.

Devido à mudança na lei, o prazo para conclusão do processo de habilitação está interrompido. Significa que não há mais prazo entre fazer as aulas, o teste teórico e o prático. “Estamos em um momento excepcional, mas reforçamos as medidas de segurança e mantivemos os serviços ainda que em menor escala”, frisa Bacci.
Os exames teóricos estão sendo intercalados de acordo com a categoria: uma semana para moto e carro e, na seguinte, caminhões e ônibus.

30 CFCs com provas virtuais

Em todo o RS, são 260 CFCs. Deste total, 30 deles contam com as salas adaptadas às provas teóricas virtuais. “Nas próximas duas semanas, esperamos dobrar esse número”, diz Bacci. De acordo com ele, em médio e longo prazo, o projeto do Detran é tornar todas as provas teóricas online.

No dia 12 de abril, entra em vigor a nova lei sobre o prazo de duração das habilitações. Para pessoas até 50 anos, o prazo de validade dura dez anos. Isso faz com que muitos alunos aguardem essa data para tirarem a primeira carteira ou mesmo para renovação. “Acreditamos que boa parte das pessoas na lista das provas práticas esperem o dia 12 de abril para já entrar na nova regra.”

Números

  •  No RS, mais de 120 mil pessoas estão na lista para os testes.
    São 75 mil no teórico e 51 mil para o prático.
  •  Em Lajeado, o Detran contabiliza mais de 1,7 mil exames represados.
    Deste total, 1.131 nos teóricos e 617 nos práticos

Saiba mais

• Provas agendadas
Os exames teóricos e práticos são avaliadas todos os dias. O Detran informa que há possibilidade de eventuais cancelamentos. Não é possível ter previsibilidade em longo prazo, por isso, candidatos com exames agendados e que não tomarem a iniciativa de adiá-los, deverão entrar em contato com o CFC na data marcada para a prova para confirmar se houve ou não mudança na data.
• O que fazer após o cancelamento
Quem não conseguir realizar prova por cancelamento do DetranRS deverá solicitar ao seu CFC um novo agendamento, sem necessidade de pagamento de nova taxa. Mas, sempre que possível, aguardar a saída da bandeira preta.

Acompanhe
nossas
redes sociais