Na semana passada, integrantes da prefeitura e câmara de Progresso reuniram-se com lideranças de vários segmentos da comunidade, com o propósito de promover ações para ajudar o Hospital Santa Isabel. Diego Frederico Camargo, administrador do HSI também participou do encontro.
Estiveram representados: Emater/RS-Ascar, primeira-dama, grupo da Terceira Idade, Grupo de Reis, Liga Feminina de Combate ao Câncer, CDL, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Secretaria da Administração e Secretaria da Assistência Social e Cidadania.
“Como é do conhecimento de todos, o sistema de saúde no RS entrou em colapso, e não é diferente com a casa de saúde de Progresso (HSI), cujas internações clínicas da ala covid-19 aumentaram muito nas últimas semanas, além do que, passaram a demandar um período mais longo de internação, o que leva as instituições e seus profissionais ao limite”, comenta o prefeito Paulo Schmitt (Progressistas).
Diante desse quadro, e da necessidade da sociedade dar um reforço à demanda de valores, materiais de limpeza, alimentos, oxigênio, entre outros, a equipe definiu algumas ações. Ainda na quarta-feira, 17, a câmara municipal encaminhou indicação ao Executivo para repasse de R$ 15 mil à casa de saúde. “O valor é destinado à compra de oxigênio e medicamentos”, destaca o presidente Marino Bozzetti (Progressistas).
Com apoio da primeira-dama e agentes comunitários de saúde, o comitê sugere ampla divulgação à comunidade, para arrecadação de valores através de contribuição espontânea na fatura de energia elétrica da cooperativa Certel.
O compromisso assumido pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania, Emater/RS-Ascar e União de Clubes de Mães é voltado à elaboração de “Ação Entre Amigos”. Além disso, com apoio da Secretaria de Educação, será desenvolvida campanha para arrecadação de alimentos.
A comissão busca, também, estimular doações em dinheiro, através de conta bancária, com divulgações em mídias sociais. Outras entidades, a exemplo dos grupos de terceira idade e Terno de Reis, sinalizaram com doações de valores.
Outra frente solidária ocorre através de contato com empresas fumageiras e do setor de alimentação para angariar doações. Doação de material de limpeza e outros, será coordenado pela Secretaria de Assistência Social.
Como ajudar?
Sicredi – Agência: 0179 – Conta: 81.283-8
Banrisul – Agência: 1058 – Conta: 060020700-3
Banco do Brasil – Agência: 0139-2 – Conta: 109722-9