“Agora imagina se estivéssemos essa ponte pronta?”

Entrevista

“Agora imagina se estivéssemos essa ponte pronta?”

Prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, participou de entrevista no programa Frente e Verso, na manhã desta quarta-feira para falar da mobilização para uma nova ponte

“Agora imagina se estivéssemos essa ponte pronta?”
(Foto: Ana Carolina Becker)
Arroio do Meio

Antes mesmo da explosão do caminhão-tanque sobre a ponte do Arroio Boa Vista, na BR-386, a construção de uma nova ponte já estava em pauta. De acordo com o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quarta-feira, 24, já existiam tratativas para a construção de uma estrutura que ligasse Arroio do Meio e Colinas.

“Agora imagina se estivéssemos essa ponte pronta?”, indaga. A ideia, segundo ele, é que a construção ocorresse em São Caetano e saísse nas proximidades da GirandoSol. “Essa seria uma alternativa para desafogar a BR-386”, complementa.

Uma discussão sobre o assunto entre os prefeitos dos municípios ocorreu ainda em fevereiro. Nesta segunda-feira, 22, foi realizada uma reunião entre prefeitos da região e representantes de entidades regionais para iniciar discussões sobre a construção de uma nova ponte.

Um novo encontro deve ocorrer no dia 29, às 9h. “Nessa reunião já começamos a se discutir a possibilidade de fazer uma ponte entre Lajeado e Estrela e a outra em direção a Cruzeiro em direção a Santa Rita, em Estrela. Vamos tentar defender a melhor ideia, sem tentar ser intransigente e sermos parceiros”, complementa.

Há expectativa de um encontro entre o prefeito de Arroio do Meio e Marcelo Caumo, de Lajeado, para tratar sobre o assunto da construção de uma ponte.

Uma estimativa inicial prevê um custo de R$ 500 milhões para uma nova ponte. Por isso, segundo Bruxel, seria necessário um aporte federal com recursos.

Concessão

A concessão da ERS-129 e ERS-130 também preocupa o gestor municipal. “Estamos um pouco aflitos quanto a praça de pedágio, já ouvi falar e espero que isso não aconteça, mas que a praça ficaria entre Arroio do Meio e Lajeado, o que não seria positivo”, ressalta.

Em função disso, Bruxel garante que quando souberem sobre o projeto da concessão irá participar efetivamente para tentar não prejudicar a região devido à praça de pedágio.

Pavimentação

O prefeito Danilo Bruxel conversa com a administração municipal de Capitão para viabilizar a pavimentação com 50% de recursos estaduais. Ação semelhante também está sendo feita com Forquetinha. Se isso for viabilizado, Danilo acredita que será possível utilizar recursos para a pavimentação de outros trechos municipais.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais