A poesia é considerada uma das sete artes tradicionais capaz de retratar uma realidade, mergulhar na imaginação e falar de assuntos cotidianos de forma lírica e sutil. Além de ser o mês da mulher, março também comemora o Dia Mundial da Poesia (21), que está em evidência nas redes sociais do Sesc Lajeado.
A auxiliar de biblioteca do Sesc, Ketlin Gouvêa, está à frente da ação que convidou mulheres para lerem uma poesia gravada em forma de vídeo. A ideia é compartilhar o trabalho de poetisas e também difundir a cultura da poesia na região.
“Queremos que essa literatura seja compartilhada, que as pessoas entrem em contato com essa sensibilidade. A poesia traz muita verdade”, acredita Ketlin. Ela também gravou um dos vídeos às redes sociais do Sesc e a poetisa escolhida foi a americana Maya Angelou, com o poema “Antes que o mundo acabe”.
A escritora e editora da Libélula Editorial, Meire Brod também participou da ação e escolheu o poema “A Serenata”, de Adélia Prado, cuja obra retrata o cotidiano com perplexidade e encanto, guiados pela fé cristã e por aspectos lúdicos, uma das principais características do estilo da autora. É também pela força feminina que ela foi escolhida por Meire para a ação.
“Adélia Prado pergunta nas obras, por que, entre todas as coisas, a mulher envelhece, essa mulher que tem uma beleza velada. Uma das coisas que mais gosto no trabalho dela é a sutileza na hora de fazer a crítica”, afirma a escritora. O poema também foi uma forma de Meire expressar o que sentiu durante o isolamento.
“São poucas as pessoas que leem poesias hoje em dia. É importante incentivar essa literatura e ainda dar visibilidade às mulheres”, acredita.
Outra escritora do Vale que participou do movimento foi Laura Peixoto, que escolheu o poema “O Grito”, de Renata Pallottini. A obra fala sobre o sentimento de dor e as possíveis formas que ele poderia tornar para ser externado.
O Sesc Lajeado ainda convidou uma escritora de fora do Estado para participar. O nome da escritora e o poema ainda são segredo. A ação pode ser conferida na página do Facebook do Sesc Lajeado.