A Associação Comercial e Industrial de Santa Clara do Sul (Acisc) reiniciou ontem as atividades após registrar em cartório a nova diretoria na sexta-feira passada, 19. Desde que terminou o mandato de Cassiano Horst, em dezembro de 2019, a entidade não havia elegido novos líderes.
A cara nova da Ascisc busca integrar desde produtores de alimentos a serviços, como dentista e pintor, passando pela indústria e varejo.
Para o presidente, Estevão Heisler, o momento é propício para ampliar a entidade e conversar com todo o setor produtivo do município.
“Veio essa segunda onda de pandemia e o pessoal se sentiu desamparado por não ter uma associação. Antes a associação era muito focada no comércio varejista, de rua. Vamos buscar uma unidade.”, projeta.
A atual gestão promete renovar a entidade, que representa os mais de 700 CNPJs ativos no município.
Sede própria
Para auxiliar no recomeço da Asisc, a administração municipal cedeu uma sala dentro do ginásio municipal para sediar a associação. O local havia sido utilizado como sede da entidade em meados de 2011.
“Com sede própria, a gente quer fortalecer ainda mais esse elo entre as entidades de classe.
Buscar outros investimentos que possamos fazer para frente e buscar recursos para o município para indústria, comércio e serviço, seja pela capacitação, seja pelos serviços, seja por repasses de campanhas”, comenta.
A ideia é agilizar a reestruturação da sede para ter um canal direto de interlocução do setor produtivo com o poder público por meio da entidade de classe.
O executivo também pôs um estagiário a disposição para auxiliar em trâmites burocráticos e no atendimento ao público.
Reforço do comércio local
Com ideal de unir forças, a missão da entidade é conscientizar a comunidade da importância de comprar dos estabelecimentos do município.
“Se tu tem o consumo interno, além da parte privada, tu promove a arrecadação de impostos. Melhora a educação, a saúde, tudo isso faz parte do ciclo. O privado também gera o dinheiro para que o público funcione”, salienta.
Conforme Heisler, os preços do comércio de Santa Clara são semelhantes a cidades maiores próximas como Lajeado, Estrela e até mesmo Porto Alegre. Se os gastos em deslocamento forem contabilizados, as empresas de Santa Clara se tornam ainda mais competitivas.
A estratégia para conscientizar clientes e empreendedores é investimento em marketing e informação.
COMPONENTES DA DIRETORIA DE 2021
PRESIDENTE: Estevão Heisler
VICE-PRESIDENTE: Charles Thomas
SECRETÁRIO: Ademar Lemes Bueno
VICE-SECRETÁRIO: Eduardo Martens Dessoy
TESOUREIRO: Eduardo Luiz Johann
VICE-TESOUREIRO: Cândida Wolschick
CONSELHO FISCAL
Patrícia Cristina Herrmann
Samuel Danieli
Ismael Rodrigo Heinen
Adilson Kolling
Vanessa Tatieli Salin
Arcelo de Almeida Machado
CONSELHO GERAL
Janete Spohr, Ricardo Franz, Daian Heisler, Altemir Griesang, Marcelo Mallmann, Jadir Rambo, Aline Mallmann, Claiton Rambo, Gustavo Mallmann, Paola Weber, João Carlos Stroeher