“Nós sempre procuramos agir no equilíbrio”

Volta da cogestão

“Nós sempre procuramos agir no equilíbrio”

Prefeito Marcelo Caumo participou de entrevista no programa A Hora Bom Dia desta segunda-feira para destacar a retomada da cogestão e a retomada das atividades não essenciais

“Nós sempre procuramos agir no equilíbrio”
(Foto: Arquivo A Hora)
Vale do Taquari

O prefeito de Lajeado Marcelo Caumo destacou na manhã desta segunda-feira, 22, que é um novo momento importante a retomada das atividades. “Me entristece o fato de ainda não termos uma previsão para as escolas”, pontua.

Em entrevista ao programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, destacou sobre a necessidade da conscientização e responsabilidade das pessoas que voltam a circular. “Iniciando uma nova etapa e o êxito dela vai depender da responsabilidade de cada pessoa, lojista e pessoa que evite aglomeração.”

Mesmo reconhecendo que a contaminação ocorra fora dos ambientes comerciais, Caumo lembra que a regra para o fechamento do comércio é estadual. Com a possibilidade de cogestão, um novo decreto será publicado nesta segunda-feira pela Administração de Lajeado.

Estão autorizados os serviços não essenciais. “O que muda é a quantidade de trabalhadores em cada uma das atividades e a forma de atendimento ao público com maiores restrições a partir das 18h”, destaca. A partir desse horário, restaurantes não podem mais atender ao público e também, a partir das 20h, não é mais permitida a circulação de pessoas nas ruas. Já os supermercados estão autorizados a funcionar até as 22h.

“Considero um avanço muito importante as normas para retorno da cogestão. Temos que ir por etapas, retornar de uma vez abrupta todas as regras que tínhamos antes desse momento tão complexo seria um risco grande porque o hospital segue com superlotação”, considera.

Caumo pontua que estão sendo buscadas alternativas para que se retorne também com as escolas em segurança.

Fiscalização

Nesta segunda-feira, o prefeito explica que a fiscalização estará nas ruas para medidas orientativas à população. “E vamos estar nos reunindo com as lideranças do movimento para a abertura do comércio para buscar um alinhamento na linguagem e importante que auxiliem no cumprimento das regras.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais