Os municípios atendidos pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde podem dar sequência à campanha de vacinação contra a Covid-19. Isso porque um novo lote de imunizantes chegou na região no início da tarde de ontem, 18. Para o Vale do Taquari foram destinadas 9,6 mil doses.
A nova remessa é direcionada a aplicação da 1ª dose. O público alvo conta com novidades. Além de completar a vacinação de profissionais da área da saúde e idosos com 75 anos ou mais, as novas doses vão possibilitar a vacinação de bombeiros militares que atuam diretamente na assistência dos pacientes do Samu e também a ampliação da imunização para idosos de 74 e 73 anos.
De acordo com Edegar Cerbaro, responsável pela coordenadoria regional, se houver saldo de vacina no município, as pessoas com deficiência de 18 anos ou mais que estejam acamadas em casa e que não tenham nenhuma autonomia também serão vacinadas. Ou seja, se todos os idosos com 73 anos ou mais forem vacinados, o município poderá vacinar esse público e ainda ampliar a faixa etária dos idosos. As pessoas acamadas institucionalizadas já foram vacinadas na primeira fase da campanha.
Estado
São 318,2 mil doses da CoronaVac/Instituto Butantan, divididas em 27 caixas, que chegaram para o Rio Grande do Sul. Essa é a segunda maior remessa recebida pelo Estado. A quantidade de vacinas recebida agora é superada apenas pela primeira remessa, em 18 de janeiro, quando o RS recebeu 341,8 mil unidades. Até agora, já foram nove lotes, entre Coronavac e Oxford/Astrazeneca, totalizando 1,6 milhão.
Mil doses ficam armazenadas na Ceadi, na capital, para repor ampolas que tenham sofrido variação de temperatura para mais de 8°C em algum momento do trajeto até destino.
Aplicação das doses
Com a chegada desse novo lote, a região já recebeu cerca de 48,5 mil doses de dois laboratórios (Coronavac e Astrazeneca). Dessas, 23,1 mil foram aplicadas em pessoas como 1ª dose e outras 8,3 mil como segunda dose. Com isso, a região chega a marca de 64,8% das doses recebidas aplicadas.