Em entrevista na manhã desta sexta-feira, 19, ao programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do Vale do Taquari, Ivandro Rosa, destacou a preocupação com o modelo de cogestão. “Faz 30 dias que o governador sinalizou bandeira preta no Vale. Na primeira semana tivemos a cogestão regional e maioria dos prefeitos adotou bandeira vermelha. Isso é angustiante porque cria uma leva de demissões”, pontua.
O prefeito de Santa Clara do Sul e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Paulo Kohlrausch participa de encontro na tarde desta sexta-feira com os prefeitos e no fim da tarde com o governador Eduardo Leite para discutir o modelo de cogestão. “Nós somos favoráveis a cogestão. Nossa intenção é que o comércio volte a atuar, mas com os protocolos estabelecidos pelo governo do estado”, pontua.
Segundo o Kohlrausch os estabelecimentos precisam retomar o atendimento porque os efeitos gerados pela pandemia irão além da saúde. “Nossa sociedade está emocionalmente adoecida”, complementa.
Ponte da BR-38
Rosa ressalta acompanha o desde o acidente sobre a ponte do Arroio Boa Vista, na BR-386, a situação do trânsito no local. Ocorre uma reunião na tarde desta sexta-feira para tratar sobre a ponte com o senador Luis Carlos Heinze. “Isso é uma situação preocupante. Muitos prefeitos levarão anos para recuperar essas estradas das rotas alternativas”, observa.
Um dos questionamentos de Rosa diz respeito ao estado que ainda não se posicionou diante da situação que enfrenta o Vale do Taquari com a explosão do caminhão-tanque na rodovia e que afeta parte da estrutura.
Kohlrausch agendou uma reunião para a tarde da segunda-feira, 22, com o chefe da Casa Civil, secretário de Transporte do RS, prefeitos de Colinas e Estrela. “O desvio está gerando problemas e vamos aproveitar para colocar isso em pauta também.”
Confira as participações das duas lideranças no A Hora Bom Dia