Ativistas promovem atos nesta sexta-feira em defesa do equilíbrio climático

Meio ambiente

Ativistas promovem atos nesta sexta-feira em defesa do equilíbrio climático

Com o objetivo de conscientizar a comunidade para o cuidado com o meio ambiente, ações serão vistas nas redes sociais e nos centros de Lajeado, Estrela e Cruzeiro. Voluntários também sugerem políticas públicas para os municípios

Ativistas promovem atos nesta sexta-feira em defesa do equilíbrio climático
No ano passado, voluntários também fizeram a manifestação em Lajeado (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

“É necessário agirmos agora para salvar a nossa casa e acender a esperança da juventude novamente”, acredita Natália Richter. Ela é ativista climática da cidade de Cruzeiro do Sul, pelo movimento Eco Pelo Clima. Esta é uma corrente que reúne voluntários para a conscientização sobre as mudanças climáticas e sobre o cuidado com o meio ambiente. Nesta sexta-feira, o movimento realiza uma “Greve Global” que terá manifestações também no Vale do Taquari, nas cidades de Lajeado, Estrela e Cruzeiro do Sul.

“Criamos uma carta aberta que será apresentada para os vereadores e à imprensa, para explicar o movimento e propor compromissos com o poder público”, explica Natália.

Em sua carta, ela propõe algumas políticas públicas a serem implementadas no município de Cruzeiro, como a criação de hortas comunitárias, feiras agroecológicas locais, investimento em moradia e saneamento básico, especialmente para comunidades periféricas.

Além disso, sugere a implantação do plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), para a adoção de tecnologias de produção agropecuárias sustentáveis.

“Outra proposta é o Ensino da Educação Ambiental obrigatório nas escolas municipais, assim como a criação de programas de capacitação com professores, coordenadores pedagógicos e diretores sobre educação ambiental e crise climática”, destaca Natália.

Nesta sexta-feira, os voluntários do Vale também vão espalhar adesivos pelas cidades, para conscientizar a comunidade sobre a importância de cuidar do planeta.O grupo também intensifica as ações pelas redes sociais, com a #chegadepromessasvazias, que ocorrem toda sexta-feira. Segundo Natália, outra grande manifestação deve ocorrer em setembro deste ano.

“Uma coisa que costumamos falar no grupo é que, se a nossa casa está pegando fogo, não ficamos parados, esperando, logo chamamos os bombeiros. O planeta é a nossa casa e não estamos fazendo nada para aliviar essa situação climática. Precisamos fazer algo agora, este é o momento”, acredita a voluntária do movimento.

Grupos espalham adesivos pelas cidades para conscientizar a comunidade (Foto: Divulgação)

Eco Pelo Clima

O Eco Pelo Clima é um núcleo do movimento do Fridays For Future (sextas-feiras para o futuro) no Rio Grande do Sul, que teve início em Pelotas e hoje se espalha por diversas cidades no estado. A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, é impulsionadora do movimento pelo mundo. Este é um grupo de jovens lutando pela justiça climática e pelo cumprimento do Acordo de Paris.

Devido a pandemia, não serão realizados atos presenciais como ocorreu nas manifestações passadas, mas sim ações de conscientização da população, como a colagem de adesivos, fixação de faixas e, principalmente, divulgação de vídeos nas redes sociais, além de entrega de um manifesto para autoridades executivas e legislativas.

Ações sugeridas para Cruzeiro do Sul

• Ensino da Educação Ambiental obrigatório nas escolas municipais e criação de programas de capacitação com professores, coordenadores pedagógicos e diretores;
• Investimentos em infraestrutura com enfoque nas comunidades periféricas, como criação de hortas comunitárias, feiras agroecológicas locais, investimento em moradia e saneamento básico para todos que necessitam;
• Implantação do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), para a adoção de tecnologias de produção agropecuárias sustentáveis;
• Taxação de impostos às empresas poluidoras de combustíveis fósseis, a imposição do tratamento adequado de resíduos às empresas e um plano de produção que gera impactos ambientais menos negativos, assim como a criação de um grupo técnico transparente e comprometido para o monitoramento.

Acompanhe
nossas
redes sociais