Nova edição do Trem dos Vales é projetada para o fim do ano

Potencial turístico

Nova edição do Trem dos Vales é projetada para o fim do ano

Um dos grandes potenciais turísticos da região foi pauta do programa Frente e Verso na manhã desta quinta-feira. Participaram do encontro o presidente da Amturvales e o coordenador do Trem dos Vales

Nova edição do Trem dos Vales é projetada para o fim do ano
(Foto: Arquivo A Hora)
Vale do Taquari

Sucesso no Vale do Taquari no ano passado, novos roteiros para o Trem dos Vales estão sendo projetados para os meses de novembro e dezembro deste ano. Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, o coordenador do projeto Rafael Fontana destacou a movimentação que já é feita para a realização de mais esta edição.

Inicialmente programada para ocorrer no meio do ano, a proposta foi postergada. “O trem é uma importante ferramenta para atrair o visitante e estimular o turismo, hotéis, restaurantes, atrativos turísticos, dentre outros”, diz. Ano passado cerca de oito mil pessoas participam do passeio.

Fontana reforça que o trem é uma forma de alavancar ainda mais o potencial turístico da região, principalmente depois, com o término da pandemia, essa deve ser uma das formas para alavancar o negócio. “Sabemos de vários locais que tiveram suas maiores vendas nos momentos que aconteceram os passeios no ano passado. A gente trabalha com essa perspectiva de que o trem seja, este ano, a ferramenta para retomada e incremento no setor turístico, um dos mais afetados nesse momento de pandemia.”

Para que seja possível a realização de passeios nos finais de semanas desses dois meses, solicita-se junto a Rumo Logística a permissão. “Existe uma complexidade nisso. Os trilhos estão sob concessão da Rumo, que utiliza para transporte de carga, então eles precisam abrir mão daqueles horários para que sejam transportados os passageiros”, diz. Além disso, a empresa precisa deixar os trilhos em condições adequadas.

Após a etapa com a Rumo, é preciso solicitar autorização para o transporte de passageiros junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e também na Associação Brasileira de Preservação Ferroviária que tem as locomotivas no Rio Grande do Sul. “A associação tem essas locomotivas e vem para cá fazer a operação durante o período, traz mecânico, maquinista, pessoal da manutenção, ou seja, envolve um grande estrutura”, observa Fontana.

Visitação turística

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) Leandro Arenhart, que também participou da entrevista, ressalta que o turismo é o maior gerador de renda para muitos empreendedores do Vale. “Pessoas que sobrevivem de turistas que visitam o seu negócio. Precisamos ficar atentos a isso”, relembra.

O presidente da Amturvales enfatiza que houve no ano passado momento de grande movimentação de turistas, mas agora isso não acontece mais em função da bandeira preta e das medidas ainda mais rígidas.

Enquanto as atividades não são retomadas, a associação trabalha para alinhar possíveis projetos para o ano, como o de tornar o Vale uma rota para peregrinos.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais