Mensagens de força e orações enfeitam inúmeras bandeirinhas penduradas em uma área de convivência do Hospital Bruno Born (HBB). Esta é uma ação de alunos do Ensino Fundamental do município, para levar carinho e afeto aos profissionais na linha de frente no enfrentamento à pandemia. Os primeiros a confeccionarem as Bandeiras de Oração foram os alunos do Colégio Madre Bárbara.
A mãe da aluna Mariah, Simone Heineck Tavares, é uma das que esteve à frente da ação. Ela é professora da Univates e aliou a ideia ao projeto de extensão Interarte, do qual é coordenadora e que busca levar arte para as escolas, com a ideia do grupo de mães da escola da filha.
“Recebi de uma mãe a ideia de fazermos bandeiras de origem Tibetana para colocar os centros de saúde. Elas são feitas a partir de símbolos e preces, e colocadas nas áreas externas das casas, lugares altos e religiosos. Quando sopradas pelo vento, elas emanam felicidade e prosperidade”, conta Simone. Segundo a tradição, elas devem ser colocadas ao ar livre para que as preces sejam levadas pelos ventos através da distância.
A partir da ideia, as crianças confeccionaram bandeirinhas com desenhos, colagens, frases, símbolos ou palavras para agradecer. “Desenvolvi um material para dar o direcionamento, explicando desde a origem, onde colocar, como confeccionar e um tamanho padrão, para inicialmente serem colocados nas áreas externas do HBB”, explica Simone.
A ideia é entregar as bandeiras para os acessos dos hospitais, postos de saúde, Upas, entre outros espaços de saúde, com o objetivo de transmitir boas energias e pensamentos positivos aos profissionais. A campanha também busca incentivar outras escolas, e novas ações devem ser realizadas nos próximos dias.
No bairro Santo Antônio, a EMEI SER também vai participar. “Eu acredito que toda atividade que busca engajar pessoas a terem atitudes de gratidão são importantes”, afirma a supervisora da EMEI, Daniela Regina Kraemer. As bandeirinhas coloridas com frases de incentivo devem ser entregues pelos alunos na escola até sexta-feira e serão penduradas no HBB.