O programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, conversou na manhã desta quarta-feira, 17, com o economista Ardêmio Heineck. Em seu comentário semanal, analisou as consequências e trouxe sugestões acerca do bloqueio na BR-386, no trecho entre Lajeado e Estrela.
Para o comentarista, o transtorno se torna maior hoje devido a falhas no passado. “Nós sabíamos há 20 e 30 anos que isso daria problema. Não fomos capazes de incluir na concessão da 386 a construção de uma ponte entre Lajeado e Estrela”, aponta.
Conforme o economista, é necessário solicitar o trabalho do exército e fazer um pontilhão (ponte pouco extensa) entre os municípios. “CCR tem que ter contato diário com uma comissão. Nossa discussão tem que ter visão futura, mas com um resultado mais imediato”, pontua.
Heineck sugere a criação de um anel viário, com pontes construídas no perímetro de Cruzeiro do Sul, Estrela, Arroio do Meio, Colinas e Lajeado, conectando vias importantes de circulação de veículos. “Esse assunto deve ser incluído na concessão (das rodovias estaduais). Precisamos ser rápidos porque as concessões estão em discussão”, salienta.
A criação de uma central logística deve continuar em pauta entre entidades empresariais. De acordo com ele, o centro pode ser viabilizado por meio de consórcio dos municípios e com verbas federais. O projeto, que gira em torno de R$ 1 milhão, pode incluir o anel viário em suas demandas. “A Central Logística traz visão turística e um aproveitamento da área do porto. Precisamos esquecer a ideia de reativar o Porto de Estrela porque ele é uma consequência”, analisa.
Conforme Heineck, é preciso encontrar uma maneira de normalizar o tráfego, mesmo que provisoriamente, na BR-386.
Ouça o comentário de Ardêmio Heineck na íntegra: