O presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza informou, na noite desta terça-feira, 16 os desdobramentos de uma videoconferência com o governo estadual e entidades empresariais.
A volta da cogestão, sistema de gestão compartilhada entre Estado e Municípios, que permite adoção de medidas menos rígidas e eequivalentes a bandeira inferior, está confirmada para a próxima segunda-feira, 22 de março. Regiões classificadas, por exemplo, em bandeira preta, poderão adotar regras da bandeira vermelha.
Os protocolos sanitários serão reformulados, porém, segundo Souza possibilitarão a volta dos serviços considerados não-essenciais. Todas empresas sem possibilidade de atendimento presencial nas últimas três semanas.
“Isso é muito importante para que protejamos o setor econômico do Estado, ao mesmo tempo que façamos protocolos rígidos no cumprimento das obrigações sanitárias em defesa da vida”, afirmou o deputado.
O governo do Estado também articulou linhas de crédito no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), na agência de fomento Badesul e também no Banrisul.