Sempre gostou de arte?
A arte sempre esteve comigo e eu com ela. Desde muito pequeno já tinha o hábito de desenhar. Passava tardes desenhando e, em todas as vezes, mulheres. A silhueta e traços femininos sempre me encantaram.
Quando despertou o seu interesse pela maquiagem?
Tive contato com a maquiagem durante a adolescência em situações muito pontuais. Mas foi no início da pandemia, quando passei muito mais tempo em casa, que me senti à vontade para me expressar artisticamente através dela. Hoje enxergo todos os meus desenhos e aquarelas, de anos atrás, nos meu traços na maquiagem. Acredito que, seja qual for a tela, no fim é tudo expressão artística.
Como foi o resultado nas primeiras vezes que se maquiou?
Desastroso. Vejo muita gente falando sobre talento como a única forma de se fazer arte. Ou se nasce com ele, ou sem. Mas acredito muito mais em pôr a mão na massa e aprender praticando. Afinal, de que valeria o talento se eu não passasse todas as tardes desenhando ou me maquiando, construindo a minha própria arte.
Tem alguma maquiagem que seja a sua preferida?
Mudo de ideia o tempo inteiro, mas nesse exato momento, essa aqui (foto). Eu amor as cores, os traços e a falta de regras nas minhas makes. Minha relação com a maquiagem é de muito orgulho.
Quais as suas inspirações?
Minhas inspirações vêm de muitos lugares. Desde artistas visuais, estéticas de outros momentos da história e até outros maquiadores. Como falei, amo a maquiagem pela liberdade artística que ela proporciona. Tem dia que, pintando meu rosto, quero representar um sentimento, dia que quero fazer referência a algo da minha infância, ou que quero dedicar minha maquiagem a alguém, como meu pai.
Como é a recepção aos seus vídeos?
Eu diria que muito boa. Por muito tempo nem passava pela minha cabeça a possibilidade de aparecer maquiado nas redes sociais, eu não me permitia. Custou muita desconstrução para lidar com a maquiagem de forma natural. E para mim, hoje, saber que pessoas passaram a me acompanhar e acompanhar meu trabalho com a maquiagem é loucura, e eu amo.
Qual o seu sonho profissional?
De fato, na arte tenho muitas paixões. Eu diria que meu sonho profissional, hoje, é algo mais abstrato do que concreto. Cada ano que passa me descubro de uma forma diferente, me expresso de uma forma diferente, então eu sonho com a profissão que me dê liberdade para me expressar artisticamente da forma que me der na telha, seja criando materiais gráficos, fotografando, ou pintando meu rosto de todas cores.