Municípios interessados em compra coletiva precisam de aval da câmara

Covid-19

Municípios interessados em compra coletiva precisam de aval da câmara

Iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos solicita que governos encaminhem lei municipal até dia 19 de março. Na região foram sete cidades que manifestaram interesse inicial

Municípios interessados em compra coletiva precisam de aval da câmara
(Foto: Bibiana Faleiro/Arquivo A Hora)
Vale do Taquari

Os municípios que manifestaram interesse em integrar o consórcio público liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) precisam se agilizar para encaminhar a documentação necessária para adesão ao mesmo. Isso porque uma Lei Municipal, já aprovada pelas respectivas Câmaras de Vereadores, precisa ser enviada à entidade até o dia 19 de março.

Aqueles municípios que não tiverem a lei aprovada até esta data, poderão ingressar no consórcio posteriormente. Basta ser realizado o envio da legislação. Mas, neste caso, o município não poderá participar da assembleia geral de constituição do consórcio, que ocorre no dia 22 de março, às 15h.

De acordo com a FNP, a entidade disponibilizou o projeto de lei, que será único para todas as prefeituras. “É um projeto bem simples, autorizativo e que referenda a decisão dos prefeitos e das prefeitas da participação do consórcio”, explica Jonas Donizette, presidente da Frente Nacional de Prefeitos.

A intenção da FNP é ter o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) – como foi batizada a iniciativa – constituído no dia 22 de março, com CNPJ e oficialmente apto para a compra de vacina. O consórcio contava, até o dia de ontem, 11, com 2.268 municípios interessados em todo o país. No Rio Grande do Sul são 167, sendo que sete ficam no Vale do Taquari.

Destes, as câmaras de quatro cidades já aprovaram os projetos de lei: Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul e Teutônia. Enquanto isso, Lajeado está com projeto pronto e deve encaminhá-lo ao legislativo. Paverama ainda não encaminhou, e o município ainda não teria decidido se e quando fará isto. E Estrela não irá mais aderir ao consórcio.

Encaminhamentos dos municípios da região

  •  Arroio do Meio: projeto de lei aprovado na quarta-feira, 10
  • Arvorezinha: projeto de lei aprovado na quarta-feira, 10
  • Bom Retiro do Sul: projeto de lei aprovado na terça-feira, 9
  • Estrela: não irá mais aderir ao consórcio. De acordo com a administração pública, o município decidiu aderir apenas à iniciativa promovida pelo Consisa junto à Famurs
  • Lajeado: projeto de lei está pronto e deve ser enviado ao Legislativo
  • Paverama: ainda não encaminhou projeto de lei, mas deverá ser feito nos próximos dias. A administração informou que tem o prazo de 48 horas antes do início da sessão para encaminhar documentação ao Legislativo. A próxima sessão ocorre na quinta-feira, 18
  • Teutônia: projeto de lei aprovado por todos os vereadores na terça-feira, 9.

Acompanhe
nossas
redes sociais