Bueiros abertos na Avenida Benjamin Constant, em Lajeado, na divisa entre os bairros Bom Pastor e Conventos, oferecem perigo a quem passa pelo local. O secretário de obras e serviços públicos do município, Fabiano Bergmann, o “Medonho”, explica que as grades de proteção dos bueiros foram furtadas. No total, foram nove pontos danificados.
De acordo com a administração, na manhã do dia 3 de março, a equipe da secretaria recebeu solicitações de moradores informando a situação. Funcionários se deslocaram e viram que faltavam três grades, de cerca de 1,4m x 1,4m cada.
“Procuramos por perto, perguntamos para os moradores lindeiros e para quem passava pelo local. Não tivemos notícias das grades. Por isso procuramos a Polícia Civil e fizemos um boletim de ocorrência virtual registrando o furto”, explica Medonho.
Na tarde do mesmo dia, o setor de obras montou três novas grades com o restante do material de ferro vergalhão em estoque. A obra gerou um custo de quase R$ 4 mil.
Conforme conta o secretário, nos dias seguintes mais seis grades de proteção foram furtadas. Um pedido de compras de materiais foi realizado, porém a prefeitura encontra problemas quanto à falta de disponibilidade dos mesmos. De acordo com Medonho, é esperado que barras cheguem na próxima semana e as grades de proteção possam ser recolocadas.
No último final de semana, para evitar novos incidentes, a prefeitura fez o ponteamento e soldou todas as outras grades existentes ao longo da via.