O alerta já foi emitido faz alguns anos. Com o avanço cada vez mais alucinado da tecnologia no nosso dia a dia, impulsionado de forma vertiginosa pela pandemia do novo coronavírus, a escassez de mão de obra na área de TI tende a chegar muito mais cedo do que se pensava em 2019, por exemplo. E sem esses profissionais à disposição, a cidade tende a adoecer e, consequentemente, toda a população perde em renda e qualidade de vida. A tendência natural é a concentração desses profissionais nos maiores centros urbanos, ou em pequenos municípios mais interconectados com os conceitos de “smartcity”. E é aí que entra a nossa Lajeado.
A “capital” do Vale do Taquari avança com o Pro_Move Lajeado e, nos bastidores, o governo municipal movimenta ações bastante interessantes no setor de inovação e projetos especiais. Ontem, por exemplo, o prefeito Marcelo Caumo e os secretários de Planejamento e Urbanismo, Giancarlo Bervian, e de Desenvolvimento Econômico, André Bucker, participaram de um encontro virtual com a equipe da Marcopolo Next, o braço de tecnologia e inovação da multinacional Marcopolo.
Na pauta da reunião virtual, que foi intermediada pela ex-vereadora e Coordenadora de Inovação e Projetos Especiais da prefeitura, Mariela Portz, diversas propostas de mobilidade urbana para smartcities, com destaque para a possível implantação de novos modelos de veículos para transporte sob demanda na cidade, e também para os chamados BRT´s, VLP´s e VLT´s (fotos). É uma ideia ainda embrionária, claro. E os investimentos por quilômetro para os modernos e “ecologicamente corretos” aparelhos são milionários. Mas é isso que outras regiões muito próximas estão buscando fazer, como uma forma de atualizar a imagem do município e manter “em casa” as mentes inovadoras.
É o caso de Caxias do Sul, por exemplo. Por lá, o modelo de veículo leve sobre trilhos (VLT) será lançado inicialmente para operação em uma rota turística na Serra Gaúcha. O Prosper VLT, que também terá versões para atender sistemas de transporte urbanos e intercidades, destina-se à mesma empresa que opera um trem turístico a vapor entre as cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi. Os modelos podem ser constituídos por composições de até quatro carros de 18 metros de comprimento, nas versões urbanas, turismo e intercidades, podendo transportar até 760 passageiros.
Todo o movimento é muito incipiente. Não há qualquer compromisso firmado entre as partes. Por ora, o governo vê com entusiasmo a possibilidade, mas sabe que antes de tudo é preciso reorganizar e dar sobrevida ao recém licitado serviço de transporte coletivo. E da mesma forma, a multinacional parece enxergar o futuro em nossa Lajeado, mas trabalha com cautela para entender onde vale a pena aprofundar uma negociação.
Mas tudo isso não deixa de ser um movimento que denota, acima de tudo, que a principal cidade do Vale do Taquari está no trilho da inovação. E isso é crucial para mantermos a nossa mão de obra e não adoecermos logo adiante.
NÃO É “PARDAL”!
A CCR ViaSul anuncia a instalação de todos os seus 49 Sistemas Analisadores de Tráfego (SATs), ao longo das quatro rodovias sob sua administração no Estado. Entre elas a nossa BR –386, que receberá 20 equipamentos. No Vale do Taquari, os pontos estão localizados em Lajeado (dois), Estrela (dois), Tabaí, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Marques de Souza e Pouso Novo. E reforçando: NÃO É PARDAL. NÃO FREIE DE FORMA ABRUPTA!
Gabinete comprometido
A administração municipal de Estrela sofreu uma nova baixa. Nesta semana, o prefeito Elmar Schneider (PTB) testou positivo para covid-19. Ele estava isolado e com sintomas desde segunda-feira. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Verno Arend, segue internado na UTI.
LEITOS E a justiça
“Não há vagas de UTIs, estamos diante do colapso!” A afirmação é do Desembargador Plantonista do TJRS, João Barcelos de Souza Júnior, que, mesmo reconhecendo a situação grave de um caso em análise, negou o pedido liminar de um paciente com covid-19 que buscou na justiça a internação, devido à ausência de leitos em UTIs no Rio Grande do Sul. O homem, internado desde 1º de março, também está acometido de pneumonia, necessita de ventilação mecânica com urgência, e havia sofrido “importante piora respiratória nas últimas 24 horas”.
“Diante da realidade presente não há o que possa ser determinado, pois leito vago em UTI não há, e qualquer decisão neste sentido poderá ser mal interpretada e causar mais perplexidade ainda, fazendo com que um paciente seja preterido por outro”, afirma o Desembargador, que também atacou o Kit-Covid. “Nos transformamos em um País que trata uma pandemia mortal como coisa banal; medidas de segurança e prevenção como desrespeito a direitos pessoais; medicamentos já classificados em estudos científicos sérios como inúteis para a COVID-19 como “poção mágica”.
“Hospital Covid”
“O Hospital Bruno Born (HBB) se transformou em um “Hospital Covid””. A frase é do diretor executivo, Cristiano Dickel, que tem dormido pouco para dar conta do verdadeiro “malabarismo” realizado pela instituição para aumentar, manter e ainda custear os novos leitos que estão salvando dezenas de vidas a cada semana. Ontem, no início da tarde, entre os 160 pacientes internados na principal casa de saúde do Vale do Taquari, 120 estavam diretamente ligados ao novo coronavírus.