Psicólogas oferecem atendimento gratuito a profissionais da linha de frente

Consulta

Psicólogas oferecem atendimento gratuito a profissionais da linha de frente

De forma virtual, o projeto “Quem cuida do cuidador?” atende profissionais dos hospitais da região que atuam no enfrentamento da pandemia

Psicólogas oferecem atendimento gratuito a profissionais da linha de frente
Hamanda Dal Molin Saccol é uma das psicólogas voluntárias à frente do projeto (Foto: Arquivo Pessoal)
Vale do Taquari

Depois de passarem por estágios hospitalares durante a faculdade, as psicólogas Hamanda Dal Molin Saccol, 27, e Lilian Thais Konzen, 28, se voluntariaram para ajudar os profissionais da saúde que atuam em hospital do Vale do Taquari e Rio Pardo.

A ideia surgiu com o objetivo de cuidar das pessoas que atuam no enfrentamento da pandemia e que possuem alta demanda de trabalho durante este período. “Esse trabalho voluntário nos possibilita colocar a psicologia a serviço da sociedade, cuidar e acolher aqueles que olham por nós nesta crise de saúde que vivemos. Durante a graduação atuamos de forma voluntária e, enquanto profissionais, não poderia ser diferente”, explica Hamanda.

Psicólogas se voluntariaram para ajudar os profissionais da saúde que atuam em hospital do Vale do Taquari e Rio Pardo.

Lilian Thais Konzen – psicóloga (Foto: Arquivo Pessoal)

O projeto leva o nome “Quem cuida do cuidador?”, e oferece atendimento psicológico de forma virtual para estes profissionais. Para elas, o cuidado de si é essencial, mas muitas vezes esquecido com a rotina intensa nas casas de saúde. Assim, o olhar para este grupo e o desenvolvimento de ações em saúde voltadas para eles é tarefa importante a ser desenvolvida pela Psicologia também nos hospitais.

“Sabemos que é fundamental o apoio psicológico para aqueles que atuam diariamente com demandas altamente estressantes como o adoecimento, a atividade de cuidado com o outro, a morte e o sofrimento, tratando-se de um ambiente laboral que traz impactos para a saúde mental do trabalhador”, conta Lilian.

A partir da divulgação da proposta das psicólogas, outras profissionais voluntárias de Santa Cruz do Sul as convidaram para participarem do grupo “Juntos com a Saúde SCS”, que conta atualmente com 24 profissionais articuladas com os hospitais da região.

“Queremos reforçar a nossa disponibilidade para os profissionais da saúde que estiverem necessitando de apoio psicológico no momento, assim como deixar o convite aos colegas de profissão para se engajarem na causa”, diz Hamanda.

As consultas podem ser agendadas através dos perfis @liliankonzenpsi e @hamandadalmolinpsi ou pelos e-mails liliankonzenpsi@outlook.com e hamandadalmolinpsi@gmail.com.

Acompanhe
nossas
redes sociais