Grupo estimula a conscientização ecológica no Vale

Meio Ambiente

Grupo estimula a conscientização ecológica no Vale

Movimento Lixo Zero VT compartilha cuidados com meio ambiente, que podem ser introduzidos no dia a dia da comunidade

Grupo estimula a conscientização ecológica no Vale
Grupo mobiliza comunidade para redução do lixo e consumo consciente (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Separar o lixo e evitar o desperdício são lembretes diários para viver de forma sustentável. É dessa forma que o movimento Lixo Zero Vale do Taquari busca conscientizar a comunidade para as causas ambientais. Com ações simples, mas duradouras.

O movimento faz parte do Instituto Lixo Zero Brasil, uma organização sem fins lucrativos que desde 2010 dissemina o Conceito Lixo Zero com programas de conscientização, cursos pela Academia Lixo Zero e certificações em diversas áreas do país.

É dessa forma que o movimento Lixo Zero Vale do Taquari busca conscientizar a comunidade para as causas ambientais.

Vitória de Lima Brombilla – Embaixadora do Movimento

No Vale do Taquari, o programa existe desde o início de 2020, com a iniciativa de Aline Hedlund, 32, e Luana Hermes, 27. Em novembro do ano passado, Vitória de Lima Brombilla, 25, passou a integrar o trio de embaixadoras do movimento. Ela vive em Lajeado faz cerca de cinco meses e já participava do movimento em Porto Alegre.

“Nosso objetivo é não gerar resíduos e, quando gerar, reutilizá-los”, explica a engenheira ambiental. Segundo ela, esse é o conceito da economia circular que o grupo quer trazer para a região a fim de torná-la cada vez mais sustentável. Com as embaixadoras, outros oito voluntários auxiliam nas ações.

Uma delas é Alana Luíza Foltz, 24, também formada na área. Ela se interessa pelo assunto desde criança e viu no movimento uma forma de ajudar. “Me sinto realizada em ser voluntária pois, além de poder praticar em maior escala o conceito de Lixo Zero, também podemos compartilhar o conhecimento tanto entre voluntários quanto com a comunidade”, acredita.

O movimento Lixo Zero pelo Vale

As principais ações desenvolvidas pelo movimento se concentram na semana Zero Lixo, em outubro. Além disso, o grupo promove lives e grava vídeos ensinando a construir uma composteira ou criar uma eco bag caseira.

Vitória conta que a Secretaria do Meio Ambiente também recebe alimentos em troca das eco bags. Para este ano, os voluntários querem realizar o recolhimento de esponjas, eletrônicos, medicamentos, entre outros resíduos, a fim de se evitar o descarte incorreto dos materiais.

A ideia é compartilhar ações pequenas que possam ser aplicadas no dia a dia e virar rotina tanto dentro das famílias quanto empresas. Mesmo com pouco tempo de atividades, o movimento já conquistou adeptos na região. “Estamos surpresos pelo engajamento da comunidade. Muitas pessoas querem conhecer o movimento e ajudar. Elas nos perguntam como fazer a diferença. Isso é essencial”, acredita Vitória.

É dessa forma que o movimento Lixo Zero Vale do Taquari busca conscientizar a comunidade para as causas ambientais.

Pelo Brasil, o movimento realiza ações como o dia sem sacolas plásticas (Foto: Divulgação)

Atitude cidadã

Entre os dias 22 e 27 de março, o movimento Lixo Zero VT realiza o projeto Atitude Cidadã, que faz parte das ações do Instituto Lixo Zero Brasil. Será uma homenagem com entrega de um certificado para pessoas da região que separam o lixo, utilizam eco bags, substituem os copos plásticos, fazem seus próprios produtos ou ainda que tenha um sistema de compostagem em casa. “São ações que a gente considera amigas do meio ambiente. Quem conhecer pessoas que tenham essa prática sustentável pode conversar com a gente para a entrega do certificado”, explica a voluntária.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais