A Feira Regional de Agricultores Agroecologistas de Lajeado ocorre sempre nas segundas-feiras, das 15h30min às 19h, na Praça João Zart Sobrinho – conhecida como Praça do Papai Noel. Na feira os consumidores podem adquirir produtos frescos e variados, como frutas e hortaliças, além de produtos de agroindústrias familiares, de oito famílias de feirantes.
Mesmo a região estando em bandeira preta, à feira continua em funcionamento, pois se enquadra como serviço essencial. O espaço da feira se apresenta como opção segura para os clientes realizarem suas compras, pois ocorre em local aberto e ventilado. Além disso, é obrigatório o uso de máscara, o distanciamento social e uso de álcool 70% para higienização das mãos.
A extensionista da Emater/RS-Ascar, Andréia Binz Tonin, salienta que durante a pandemia a busca por uma alimentação saudável se intensificou e como a feira disponibiliza alimentos orgânicos, sem resíduos de agroquímicos, é uma ótima opção para os consumidores adquirem produtos frescos e saudáveis. “Importante que o consumidor compreenda que a oferta de alguns produtos é sazonal na feira, pois os produtores comercializam apenas a produção própria”, explica Andréia.
Organizada pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura de Lajeado com o apoio da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) e da Associação de Moradores do Bairro Americano, a feira conta com a participação de cinco grupos de agricultores agroecologistas, sendo eles o Orgânicos do Vale de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Forquetinha, o Defensores da Natureza, de Arroio do Meio, o Nostro Lavoro de Dois Lajeados e o Orgânicos de Alto Arroio Alegre e o Orgânicos com Saúde, ambos de Santa Clara do Sul.
A Emater/RS-Ascar, que apoia os feirantes, atua vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), do Governo do Estado.