“Era minha vida ali, tudo que eu fiz durante uma vida inteira”

Incêndio

“Era minha vida ali, tudo que eu fiz durante uma vida inteira”

Estoque e caminhão da empresa foram consumidos pelas chamas. Proprietário relata não possuir seguro

“Era minha vida ali, tudo que eu fiz durante uma vida inteira”
Proprietário suspeita que fagulha de solda elétrica pode ter iniciado a combustão dentro da fábrica (Foto: Jhon Tedeschi)
Vale do Taquari

Um incêndio atingiu uma carvoaria na Linha Bom Fim, interior de Cruzeiro do Sul, na madrugada dessa quarta-feira, 10. O fogo destruiu dois galpões de alvenaria que armazenavam 180 toneladas de carvão. Um caminhão, avaliado em R$ 150 mil, também estava no local e foi consumido pelas chamas. As equipes dos bombeiros devem seguir trabalhando pelo menos até esta quinta-feira, 11.

O proprietário da empresa, Irio Marmitt, comentou que foi realizado reparo em uma das máquinas que fazem a peneiragem do carvão, utilizando uma solda elétrica, e que esta pode ter sido a origem do fogo. “Deve ter voado uma fagulha da solda, pego em um saco de carvão, que nós não percebemos e encerramos os trabalhos”, relembra.

O fogo foi identificado pelo dono da carvoaria por volta das 4h e, segundo ele, não havia mais o que ser feito. “Acabamos perdendo o estoque, os prédios, o caminhão, uma grua para carregar lenha e uma máquina para briquetagem do carvão”. De acordo com relatos, as labaredas alcançaram cerca de 15 metros de altura quando alcançaram a vegetação localizada atrás do galpão.

Marmitt diz não mensurar o tamanho das perdas. Ele também comenta que apenas um dos caminhões da empresa possui seguro. “Não é hora de pensar no tamanho do prejuízo, vamos deixar tudo se acalmar. Era minha vida ali, tudo que eu fiz durante uma vida inteira”, afirma. A empresa é familiar, de pequeno porte, e emprega cinco pessoas.

Em um primeiro momento o Corpo de Bombeiros Militar de Lajeado foi acionado e necessitou reforço da guarnição de Estrela. As equipes relataram dificuldades em realizar o abastecimento dos reservatórios dos caminhões, por não ter sido localizado hidrante na área central do município. Foram utilizados 110 mil litros de água no combate às chamas e ninguém ficou ferido.

Acompanhe
nossas
redes sociais