Nesta semana, a Prefeitura de Estrela anunciou que realocaria profissionais que atuam nos postos de saúde dos bairros Moinhos, Indústrias e Imigrantes para trabalhar no Hospital Estrela. Conforme o secretário da Saúde, Celso Kaplan, em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quarta-feira, 10, a medida foi necessária nesse momento.
Nos últimos 14 dias, o município registrou 458 novos casos de covid. Diante da situação, a solução foi fechar as três unidades e realocar os profissionais. Inclusive, dentistas foram capacitados para auxiliar na coleta de exames PCR.
Todo o planejamento com o fechamento das unidades será reavaliado na próxima segunda-feira, 15. Atualmente, o Hospital Estrela está com 160% de ocupação. Kaplan pontua que, além da doença, o maior problema é mão de obra para atuar na linha de frente. “Estamos com quatro enfermeiros afastados por outras doenças”, alerta. São 13 enfermeiros lotados nas unidades que foram remanejados para os postos da Boa União e Central.
Segundo o secretário, dos 20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município, 18 estão sendo utilizados para a UTI Covid. Além disso, pacientes aguardam por leitos. “O que nos assusta é essa nova variante e os casos de famílias inteiras sendo contaminadas”, observa. Kaplan faz um alerta e pede que as pessoas sigam com os cuidados.
Ouça a entrevista na íntegra