Parceria internacional fortalece produção de alimentos orgânicos em Santa Clara

Troca de experiência

Parceria internacional fortalece produção de alimentos orgânicos em Santa Clara

Santa Clara do Sul firma convênio com região peruana para impulsionar agroecologia. Troca de experiências permitirá qualificação da produção, manejo e venda de produtos

Parceria internacional fortalece produção de alimentos orgânicos em Santa Clara
Crédito suplementar para fomento à agricultura está em tramitação no congresso. (Foto: Bianca Mallmann)
Vale do Taquari

Produção de alimentos sem o uso de produtos químicos. Frutas, verduras e hortaliças cultivadas de maneira natural. Em Santa Clara do Sul são 20 produtores que integram o programa do município que incentiva a produção e o consumo de alimentos mais saudáveis.

Um deles é Elson Luiz Allgayer. Ele se dedica em tempo integral à propriedade. No seu certificado de produção orgânica podem ser encontradas mais de 30 variedades de produtos, como cenoura, beterraba, couve, rúcula e alface. Mas além da produção de alimentos, ele também cria animais, como porcos, galinhas, vacas e ovelhas.

“Busco fazer o reaproveitamento de tudo. Os dejetos dos animais vão para a compostagem e viram adubo para a horta. Assim eu fecho um ciclo. Tenho praticamente toda matéria orgânica aqui, por isso meu custo é praticamente zero com insumos nesse sentido”, comenta Allgayer.

O produtor integra o programa Santa Clara Mais Saudável desde 2018. E agora terá mais uma novidade à sua disposição. Isso porque o município firmou convênio com a província de Huancavelica, localizada no Peru, para justamente desenvolver a produção de orgânicos.

A parceria, que surgiu a partir de um convite do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), tem como objetivo fortalecer e qualificar a produção, o manejo e a comercialização de produtos orgânicos nessas duas regiões. O trabalho será realizado por meio da troca de experiências e de ideias inovadoras que possam servir de modelo e inspirar outros municípios.

Segundo o prefeito Paulo Kohlrausch, a parceria com o Peru trará benefícios importantes para o fortalecimento da agroecologia em Santa Clara do Sul.

“Nosso município já é reconhecido por ações de fomento à pequena propriedade. E esse termo de cooperação técnica vai ser muito importante. Vamos discutir questões técnicas de manejo, processo de produção e estrutura de comercialização. É uma forma de inserir Santa Clara e a região do Vale do Taquari no radar da produção orgânica da América Latina. Isso nos dá mais visibilidade e acaba contribuindo para o nosso desenvolvimento”, enfatiza Kohlrausch.

Experiência positiva

Allgayer avalia como positiva a experiência adquirida até o momento. Segundo ele, os produtores do município tiveram ajuda e incentivo público desde o início do programa.
“Nós começamos a produzir com um planejamento completo. Visitamos outras propriedades, recebemos suporte de profissionais técnicos… Não tivemos que errar e gastar dinheiro para aprender. Isso foi muito positivo. E imagino que agora será da mesma maneira”.

O produtor também torce para que a possibilidade de intercâmbio presencial se concretize o quanto antes. “Eles são pioneiros em muitos tipos de produções. Temos muito a aprender com eles. São culturas diferentes. Faço questão de ir até o Peru se eu tiver a oportunidade. E também o produtor peruano pode vir aqui na minha propriedade que vai ser muito bem recebido”.

O prefeito do município explicou que as equipes técnicas das duas partes envolvidas vão se encontrar virtualmente a cada 15 dias. Os encontros serão dedicados para a troca de ideias e informações sobre o que é produzido e como é realizado todo o processo.

“Acreditamos na produção saudável e na sustentabilidade. Por isso, vamos seguir com esses projetos que estimulam a produção orgânica diversificada. Com isso colaboramos para um aumento na qualidade de vida da nossa comunidade”, finaliza Kohlrausch.

O Peru é o país com o maior número de produtores na América do Sul, com cerca de 91 mil pessoas envolvidas. E a província de Huancavelica é referência no assunto.

Acompanhe
nossas
redes sociais