O agravamento da pandemia foi o tema mais discutido na sessão ordinária da câmara. O plenário, inclusive, contou com a presença da suplente Daiane Bauer (MDB), para substituir Jones da Silva, o Vavá (MDB), acometido pela covid-19.
É o segundo parlamentar da atual legislatura que não participou de sessões da câmara por estarem infectados pelo vírus. Deolí Gräff (PP) esteve em isolamento em plenários anteriores.
Dentre as medidas votadas, o requerimento que convoca o secretário da Fazenda, Guilherme Cé, gerou debate entre os parlamentares. A proposta partiu dos emedebistas Carlos Ranzi, Ederson Spohr, e Jones da Silva. O vereador Alex Schmitt (PP) pediu destaque em seu voto contrário. Ele acredita ser importante diferenciar os termos “convocação” e “convite”.
“Não vejo necessidade de uma convocação, basta que a mesa diretora marque uma data”, ressaltou o progressista ao lembrar que o secretário nunca se negou a comparecer à Casa.
Um dos proponentes, Carlos Ranzi se disse surpreso com votos negativos. “Dar a oportunidade para Prefeitura explicar o que ela tiver que explicar e a base negar?”, questionou.
Em contato com a reportagem, o secretário afirmou que já prestou contas em audiência pública, mas segue a disposição do Legislativo.
“Já teve um requerimento idêntico aprovado no ano passado. Já coloquei a disposição do antigo presidente e do atual presidente. Fizemos a prestação de contas em janeiro e fevereiro deste ano”, explica, Cé.
Ele informa ainda que os dados são públicos e podem ser conferidos no Portal da Transparência.
A convocação teve oito votos favoráveis e seis contrários. O presidente Isidoro Fornari Neto deve comunicar uma data para que o secretário detalhe a destinação dos R$ 12 milhões aos vereadores.
Creche nomeada
A nova Escola Municipal de Educação Infantil, localizada no número 1901da Rua Arnoldo Uhry, no Bairro Santo Antônio teve um nome aprovado pelos vereadores.
A creche, agora, será oficialmente chamada de “SER – Saber, Educar e Respeitar”.