Diante do avanço da covid-19 e da decisão judicial que proíbe atividades presenciais nas escolas, a rede estadual retoma o ano letivo de forma remota. A primeira etapa é prevista para as séries iniciais do Ensino Fundamental.
Conforme a 3ª Coordenadoria Regional de Educação, neste nível do ensino, o Vale tem 3.922 alunos. A responsável pela repartição, Cássia Benini, destaca que as escolas começam a disponibilizar conteúdos, seja por meio de ferramentas digitais ou mesmo impressos para retirada das famílias.
“Esperávamos que esse início do ano letivo fosse diferente. Ficaremos com as aulas remotas, pela plataforma digital até que a região retorne à bandeira vermelha.” Como o governo do Estado já antecipou que o risco mais elevado de contágio seguirá até o dia 21 de março, serão duas semanas com encontros virtuais.
Depois disso, caso haja a reversão do quadro, o modelo adotado será de volta escalonada, com limite de alunos por turmas, com revezamento entre semana presencial e outra à distância. “Temos pedido para professores, diretores, que mantenham a calma. Temos de passar tranquilidade para os alunos e comunidade escolar. Neste momento é cuidar do nosso bem mais precioso. Quando houver condições, vamos voltar com todos os cuidados que tivemos inclusive no ano passado.”
Entre os dias 8 e 12 de março, as escolas devem agendar encontros virtuais com os alunos e familiares para uma etapa de acolhimento. Nesta primeira ação do calendário letivo de 2021, serão dadas as boas-vindas pela direção da instituição de ensino, repassadas orientações sanitárias e serão apresentados os professores e o cronograma das Aulas Remotas.
Histórico de 2020
Conforme dados do ano passado, dos 790 mil alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino, 660 mil ativaram suas contas educacionais. O que significa que 82% dos estudantes já estão inseridos na ferramenta Google classroom.
Em relação aos professores, dos 33,2 mil que atuam diretamente em sala de aula, 33 mil ativaram as suas contas educacionais. O que significa que 98% dos professores regentes de classe já estão inseridos na ferramenta.
Até o momento, desde julho de 2020, a plataforma Google Sala de Aula já registrou mais de 7 milhões de atividades geradas. Ainda, foram criadas mais de 36 mil turmas espelhadas e 520 mil ambientes virtuais.
Matrículas estendidas
Diante da nova realidade, com o aumento significativo dos casos de covid-19 e da vigência da bandeira preta no Estado, houve alteração no prazo para entrega dos documentos dos alunos matriculados na Chamada Pública Escolar. A data vai até 22 de março, podendo serem encaminhados de forma digital por e-mail para a escola designada. A ação visa evitar aglomerações e assegurar a vaga do estudante na instituição de ensino que foi designada.
Cronograma de retorno na região
• 8 de março (segunda-feira)
Anos iniciais do Fundamental
São 3.922 matrículas
• 11 de março (quinta-feira)
anos finais do Fundamental
São 5.534 matrículas
• 15 de março (próxima segunda)
Ensino Médio e cursos Técnicos
São 6.356 no Ensino Médio e 175 nos técnicos do Estado