O Boletim Focus, que traz o comportamento semanal das projeções do mercado para a economia, e o balanço de receitas divulgados por empresas da região foram temas do comentário feito pelo consultor empresarial Fernando Röhsig, no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, nesta segunda-feira, 8.
De acordo com relatório mensal, a inflação segue com viés perspectiva de alta. Para o consultor, o combustível deve passar de R$ 6 o litro. Esse aumento se deve pelas políticas aplicadas pela Petrobras e pelo câmbio apreciado. “O cenário está muito ruim. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo) está na casa de 4% para dezembro, mas a tendência é passar disso. Já a taxa de juros está em 2%, mas deve aumentar para 4%”, avalia.
“Para mudar esse contexto, seria necessária a criação de políticas macroeconômicas e o Banco Central deveria intervir no mercado. Agir no câmbio poderia resolver uma série de problemas de inflação sem gerar essa confusão que muitas vezes se tem”, sugere.
Conforme Röhsig, no ano passado se comentava que a economia poderia cair mais de 10% em relação ao crescimento do PIB. “Estávamos preocupados com os possíveis lockdowns e com as mortes, tínhamos medo de quanto o PIB cairia. O resultado final em 2020 ficou em 4,1%, isso significa cerca de R$ 300 bilhões que deixaram de circular na economia”, pontua.
O auxílio emergencial, a postergação de impostos para empresas e a suspensão de contratos de trabalho, para ele, garantiram que a economia não fosse tão afetada. “As pessoas que, por exemplo, usaram indevidamente esses auxílios serão fiscalizadas por meio do que foi declarado no imposto de renda, caindo assim na malha fina”, aponta.
Balanço das empresas
O comentarista analisou os balanços publicados por pessoas jurídicas na região. Em uma rede de supermercado, a receita cresceu 30% em relação a 2019, tendo um lucro de 65% a mais. Já uma empresa de erva-mate na região cresceu 45% na receita e no lucro. “Temos muitos negócios que foram muito bem de 2019 para 2020. Na medida que conseguimos ver o resultado dessas empresas, podemos observar segmentos que cresceram, mesmo em meio a pandemia”, salienta.
Ouça o comentário de Fernando Röhsig na íntegra: