Na noite de sábado, dia 6, o Hospital de Caridade Sant’Ana (HCSA) de Bom Retiro do Sul recebeu, por empréstimo, quatro respiradores oriundos de casas de saúde dos municípios de Nova Bréscia e Muçum. Os equipamentos já estão aptos para o uso.
Conforme a diretora da instituição, Simone Diedrich, o movimento foi necessário diante da falta de leitos no estado e da necessidade de atender pacientes mais graves da covid-19. “Precisamos ser resolutivos e, agora, com quatro respiradores, máscaras de oxigênio e cateteres de alto fluxo conseguimos dar um suporte similar a de Unidades de Terapia Intensiva (UTI)”, explica.
A negociação foi por meio da administração municipal e diretoria do hospital com os outros municípios. Os hospitais de Muçum e Nova Bréscia não estavam utilizando os equipamentos e emprestaram com a intenção de auxiliar. “Somos gratos, pois estávamos precisando de respiradores”, esclarece a diretora.
Em nota publicada nas redes sociais, o prefeito de Bom Retiro, Edmilson Busatto reforçou que não ocorrerá flexibilização de medidas, pois no entendimento da administração municipal e da Secretaria de Saúde o atual cenário necessita de restrições importantes. Ele anunciou que o município acata o decreto estadual, ao menos, até 21 de março. “Nesse momento a responsabilidade primeira do governo municipal será dar suporte à saúde e fiscalizar o cumprimento dos decretos em sua plenitude”, diz a nota.
A administração municipal reforça que os trabalhos seguirão para que não falte oxigênio e medicamentos ao HCSA.