O Vale a Vida, organizado por um grupo de pesquisadores da Univates, Unisc e Uergs, pretende auxiliar na saúde mental das pessoas durante e após a pandemia de covid-19. O projeto oferece uma avaliação psiquiátrica e quatro sessões de psicoterapia, que serão realizadas de forma online e gratuita, para moradores dos Vales do Taquari e Rio Pardo.
Conforme os organizadores, podem participar pessoas que se sintam algum efeito como sofrimento, tristeza, ansiedade, irritabilidade, alteração de sono ou outros sintomas emocionais durante a pandemia. Qualquer pessoa, acima de 18 anos, pode se inscrever para participar.
Durante os atendimentos, os participantes receberão questionários online para preencher. Esses questionários podem ajudar na psicoterapia e auxiliam a medir a evolução do participante ao longo do projeto.
O projeto
O Vale a Vida é um projeto organizado por um grupo de pesquisadores da Univates, Unisc e Uergs, com fomento da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A plataforma Tummi e a empresa de tecnologia Tekann são parceiros do projeto.
Os interessados devem acessar o site, clicar em “Quero Participar”, preencher seus dados, concordar em participar do projeto de pesquisa.